A Sessão Plenária do Tribunal de Contas do Estado desta terça-feira (08) contou com a participação de estudantes do primeiro período do curso de Direito da Universidade de Vila Velha (UVV). Eles acompanharam a votação dos processos e foram recebidos pelo presidente da Corte, conselheiro Domingos Taufner.
Em seu gabinete, o presidente falou para os alunos da UVV do importante papel de controle externo e explicou os trâmites das sessões plenárias. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), o conselheiro contou aos visitantes que iniciou o curso aos 38 anos. “Já era formado em Engenharia Mecânica e ingressei para mais uma faculdade. O Direito abre nossa mente sobre o funcionamento da sociedade. Exige leitura e persistência”, afirmou.
Taufner ainda destacou que os estudos não podem ser deixados de lado mesmo após a graduação, já que o Direito se atualiza, com mudanças na legislação, em doutrinas e jurisprudências.
A visita foi bem avaliada pelos estudantes. De acordo com Ingrid Lobato, o “Tribunal de Contas é um mundo novo” e ter acompanhado a sessão proporcionou o enriquecimento do debate com os colegas. O estudante Caique Moraes também elogiou a iniciativa. “Foi muito interessante. Tiramos muitas dúvidas e matou nossa curiosidade”, disse ele.
Ambos relataram dificuldade no entendimento do vocabulário usado pelos conselheiros em Plenário. Para facilitar a compreensão, o Tribunal disponibilizou uma lista de jargões com os termos mais usados.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866