Mais de 1.500 processos foram descartados do Centro de Documentação (CDOC) do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). Essa quantidade equivale a 1.750 quilos de papel descartado, respeitando o prazo estabelecido pela tabela de temporalidade.
Essa ação integra o projeto de Digitalização do Acervo que faz parte de um amplo propósito de empregar gradativamente o meio eletrônico, substituindo o papel impresso como matriz de documentos no TCE-ES.
Outra ação integrante do projeto de digitalização é a consulta online. Mais de 1.800 volumes de processo estão disponibilizados para consulta através do portal da Corte. A pesquisa pode ser realizada preenchendo os campos no formulário “Consultar Processos” no site da Corte de Contas. Os processos em formato digital estarão na opção “Ver autos completos”.
As peças iniciais dos processos referentes a representações e denúncias estão sendo inseridas nos autos processuais e tramitadas também na versão digital. O mesmo acontece com 90% das cópias processuais deferidas pelos relatores. Somadas essas modalidades de atuação do projeto e os processos já digitalizados no arquivo intermediário e permanente, o TCE já alcançou a expressiva marca de um milhão de cópias digitais.
Até final de 2015, as equipes montadas para condução dos trabalhos já terão digitalizado um número próximo de 20.000 processos, que totalizaram aproximadamente dez milhões de documentos. Este serviço beneficia a sociedade em geral, que poderá fazer consultas rápidas e sem burocracia. Assegura-se assim o acesso à informação, conforme preconiza a Lei 12.527/2011.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866