O sistema informatizado de recebimento de dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Cidades-Web, apresentará novidades na próxima terça-feira (26). A plataforma receberá novos módulos, tornando mais fácil e ágil o envio das prestações de contas pelos jurisdicionados. Uma das melhorias é a implantação de login único, identificado pelo CPF do usuário, mesmo para aqueles que acessam o sistema por unidades gestoras diferentes. Para saber a nova senha, os usuários deverão clicar em “Esqueci minha senha”, e a receberão pelo e-mail cadastrado.
O sistema ganhou ainda o menu “cadastro”, no qual os usuários deverão informar dados pessoais e de seu local de trabalho, assim como alterar ou consultar dados da unidade gestora à qual pertençam. As operações de cadastro, substituição ou consulta aos ordenadores de despesa, responsáveis técnicos pela contabilidade e responsáveis pelo controle interno foram agrupadas no submenu “Responsáveis Unidade Gestora”.
Outra inovação, com previsão de implantação no início de março, é o menu “PCA”, que possibilitará o envio e consulta aos dados referentes à Prestação de Contas Anual, conforme regulamenta a Instrução Normativa nº 034/2015. O menu PCB, em funcionamento, agrega as funcionalidades específicas de envio e consulta aos dados da Prestação de Contas Bimestral.
O que é
O Cidades-Web está em operação desde agosto de 2013 e permite o processamento das PCBs de forma automática. É um sistema inteligente, que alerta o gestor sobre possíveis incoerências entre dados no momento da inserção, dá segurança às informações e oferece recurso de certificação digital para assinatura de documentos. Além disso, reduz o uso de papel, beneficiando o meio ambiente.
A concepção do sistema:
Padronização – A uniformização das atividades do sistema permite que a execução da contabilidade seja monitorada pelo grande número de consistências existentes, visando à qualidade das remessas enviadas.
Confiabilidade – Por meio da assinatura digital, balancetes são homologados, proporcionando a imutabilidade das remessas e impedindo que as análises dos auditores sejam prejudicadas.
Transparência – Instrumentos de acompanhamento das remessas pelo jurisdicionado e de relatórios de apoio à auditoria aos técnicos do Tribunal possibilitam visualizar todas as operações executadas no sistema.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866