Começou nesta segunda-feira (18), em Santa Teresa, o Seminário Regional de Gestão Pública Municipal. A capacitação continua até a quinta-feira (21) para servidores e gestores municipais da Região Central Serrana. Até julho, o treinamento será realizado em mais nove regiões, contemplando as 78 cidades capixabas.
O presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Carlos Ranna, fez a abertura do evento, na Casa da Cultura, acompanhado dos conselheiros Rodrigo Chamoun e Domingos Augusto Taufner, e dos auditores substitutos de conselheiro, João Luiz Cotta Lovatti e Marco Antônio da Silva.
Ranna ressaltou em seu discurso que 2013 foi eleito pela Corte como o ano da orientação. “Em 2012 fizemos encontros em cinco regiões do Estado e capacitamos mais de dois mil servidores. Neste ano, dobramos para 10 seminários e também dobraremos o número de profissionais treinados, serão mais de quatro mil”, disse.
“Estamos levando conhecimento para próximo dos servidores para garantir a participação. O objetivo é que as administrações municipais sejam orientadas para fazer o certo, resultando em eficiência e eficácia dos serviços públicos para o cidadão. O Tribunal vai orientar bem para fiscalizar com rigor”.
O presidente da Amunes, Elieser Rabello, agradeceu o apoio e parceria do TCE para a realização do Seminário e lembrou aos gestores que o desafio das administrações é fazer chegar os serviços aos cidadãos cumprindo as leis e seguindo os preceitos legais. “A administração pública não é coisa fácil. Lidamos com o dinheiro do povo e temos que transferir os impostos pagos em benefícios, melhorando a vida da população”. Para o prefeito de Santa Teresa, Claumir Antônio Zamprogno, “o seminário é importante para que os servidores sejam enriquecidos de conhecimento. Temos a vontade de fazer o correto, de fazer o melhor para o município e para isso a orientação é fundamental”, pontuou.
Na programação do primeiro dia de seminário foram destaques as palestras sobre “Execução fiscal nos municípios e regularização fundiária”, com o juiz corregedor Aldary Nunes Júnior e a juíza corregedora Marlúcia Ferraz; e “Desafios na gestão de pessoal”, com o conselheiro corregedor Domingos Augusto Taufner.
A primeira edição do seminário, que acontece na Casa da Cultura e na Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Santa Teresa, engloba também os municípios de Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá.
Dentre os assuntos que serão abordados nos demais dias de capacitação estão: planejamento das peças orçamentárias, controle interno, nova contabilidade pública, captação de recursos, Geo-Obras, limites de gastos, licitações e contratos.
O seminário é uma parceria do TCE-ES com a Associação dos Municípios (Amunes).
Confira o calendário
18 a 21 de março – Região Central Serrana
15 a 18 de abril – Região Sudoeste Serrana
23 a 26 de abril – Região Metropolitana
06 a 09 de maio – Região Rio Doce
03 a 06 de junho – Região Central Sul
17 a 20 de junho – Região Litoral Sul
24 a 27 de junho – Região Noroeste
01 a 04 de julho – Região Centro Oeste
15 a 18 de julho – Região do Caparaó
22 a 25 de julho – Região Nordeste
Informações adicionais e inscrições: www.amunes.es.gov.br e www.tcees.tc.br
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866