O sistema CidadES e todas as possibilidades de acesso ao banco de dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) foram apresentados a instituições na tarde desta terça-feira (2). Participaram representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Polícia Federal, da Receita Federal, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e da Controladoria Geral da União (CGU).
O objetivo foi demonstrar como o volume de informações disponível no sistema, referente à gestão pública municipal e estadual, pode ser aproveitado para análises e investigações, de acordo com a atuação de cada instituição. “O CidadES é o principal canal de recebimento de informações dos nossos jurisdicionados. Temos um significativo volume de dados e é de interesse de todos que esse acesso seja compartilhado entre as instituições”, disse o secretário-geral de Controle Externo do TCE-ES, Rodrigo Lubiana Zanotti.
A apresentação do sistema, da sua concepção, dos módulos e do acesso às informações foi realizada pelo auditor de Controle Externo Gleidson Bertollo. Ele falou do fluxo básico de remessa de dados ao TCE, de como as informações são sistematizadas e trabalhadas pela Corte, até a sua disponibilização para acesso da população por meio do CidadES – Controle Social. O auditor apresentou as possibilidades de informações geradas a partir dos módulos já existentes – Contas e Atos de Pessoal – e adiantou novidades que serão disponibilizadas, ainda em 2018, como os módulos de folha de pagamento e de contratação.
Por meio de acordos de cooperação firmados com o TCE-ES, para a troca de informações na área de inteligência, as instituições têm acesso a todo o banco de dados da Corte referente a execução orçamentária, licitações, contratos e demais informações do Sistema CidadES. “É muito importante que os órgãos de controle trabalhem com a inteligência. E o Tribunal de Contas está hoje aberto para interagir com outros órgãos e contribuir para o aperfeiçoamento das ações de fiscalização”, disse o coordenador de Núcleo de Informações Estratégicas (NIE) do TCE-ES, Fabio Brambilla.
O CidadES é uma plataforma composta por módulos integrados que oferecem funcionalidades como recebimento de dados, análise automatizada, notificação aos gestores e emissão de relatórios para auxiliar auditorias.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866