O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) está apoiando a campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. Durante todo o mês de combate à doença, a fachada da Corte de Contas estará iluminada com a cor azul.
A finalidade é conscientizar todos os servidores sobre o combate ao câncer de próstata. Não é para menos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 68 mil pessoas serão afetadas pela doença, em 2018. Mas, se o problema for descoberto precocemente, existem 90% de chance de cura.
O histórico do homem na sociedade mostra que ele não cuida de sua saúde, esquecendo que as doenças que mais matam podem ser diagnosticadas precocemente, facilitando o tratamento.
O câncer
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, no Brasil, após tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames constantes para não ser diagnosticada em estágio avançado, quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
- histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
- raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- obesidade.
Prevenção
Para saber mais sobre a doença, não precisa de muito. Basta consultar um urologista, sobre sua necessidade de realizar um exame de toque retal, ou PSA.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866