O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) realizou, nesta terça-feira (29), a primeira Sessão Plenária de 2019. Foram julgados 72 processos e os trabalhos foram coordenados pelo presidente da Corte de Contas, o conselheiro Sérgio Aboudib.
Após a abertura dos trabalhos, os conselheiros lamentaram a tragédia que levou à morte de dezenas de pessoas com o rompimento das barragens na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais (MG). Aboudib ressaltou a relação entre os dois Estados. “Gostaria de encaminhar ao Governo de Minas Gerais o nosso pesar pela tragédia ocorrida em Brumadinho. É um Estado especial para nós capixabas, pois em muitas famílias há um tio ou um primo mineiro”, salientou o presidente.
Ele também ressaltou a importância da ajuda prestada por Israel no trabalho de resgate das vítimas. “Gostaria de encaminhar ao povo de Israel, através do seu governo, o reconhecimento e agradecimento pelo seu ato de solidariedade às vítimas nesse trabalho de resgate dos corpos. Visto que, o desaparecimento causa uma dor ainda maior, do que a própria morte”, finalizou Aboudib.
O conselheiro-ouvidor Carlos Ranna, que é natural de Minas, também falou sobre a tragédia. “Como mineiro, sinto-me duplamente atingido por esse acidente. Primeiro, pela repetição de uma tragédia e com o descaso com a vida humana. Segundo, pela poluição causada pelo pó preto em no ar da Grande Vitória”, afirmou Ranna.
A próxima Sessão Plenária está marcada para o dia 5 de fevereiro.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866