Mais uma vez, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) adere à campanha mundial de Conscientização pelo Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), celebrada todo dia 2 de abril. Para registrar o momento, a fachada da Corte estará iluminada de azul durante todo este mês. Neste ano, o tema central da campanha é “Tecnologias assistivas, participação ativa”, em que se busca discutir o acesso a tecnologias assistenciais por pessoas no espectro do autismo.
O uso de tais ferramentas derruba barreiras, promovendo a igualdade, a equidade e a inclusão. A tecnologia auxilia no dia a dia, além de possibilitar que pessoas não verbais – caso de alguns autistas – possam se comunicar, participando de forma mais efetiva da sociedade.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que causa desordens complexas do desenvolvimento do cérebro antes, durante ou logo após o nascimento. Geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e suas principais características estão na dificuldade de se comunicar e no comportamento repetitivo. Por afetar mais crianças, os cuidados da família são fundamentais, sobretudo pelos impactos emocional, econômico e cultural que provoca.
Estatísticas recentes apontam que pelo menos 2% de crianças e pessoas em geral estão no espectro autista, 1 em cada 65, pelo menos 70 milhões no mundo e mais de 2 milhões no Brasil. Esses números mostram que há mais crianças no espectro autista que com câncer, síndrome de Down, HIV/Aids, paralisia e diabetes juntos. Estima-se que 90% dos autistas no Brasil ainda não foram diagnosticados.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866