A brincadeira de 1º de abril pode virar coisa séria. Neste Dia da Mentira, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) faz um alerta: notícias falsas têm 70% mais chance de serem viralizadas do que as verdadeiras, segundo estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Portanto, é preciso ter cautela com o conteúdo que se compartilha, em especial nas redes sociais, devido ao seu grande poder disseminador.
Cuidado com as fake news e, na dúvida, não compartilhe. Separamos algumas dicas e cuidados que todos devem ter ao analisar informações antes de repassá-las.
– Cuidado com vídeos e gravações. É muito fácil manipular imagens e imitar vozes conhecidas. Sempre verifique antes de compartilhar – mesmo que a mensagem tenha sido encaminhada por alguém conhecido. Lembre-se: toda notícia alarmante e verdadeira é divulgada em grandes veículos que checam a notícia.
– Se for uma notícia online, verifique se a matéria é assinada e o jornalista existe. Em muitos casos, nesse tipo de matéria são usados nomes de jornalistas que não existem. Verifique se no site em questão existem muitas notícias alarmantes, se você não está diante de um “caçador de cliques”.
– Perfis de pessoas públicas em redes sociais possuem um ícone de verificação à direita do nome. Se ele não existir, significa que aquele não é o perfil oficial e pode estar sendo manipulado. É sempre prudente verificar o que é falado nos canais oficiais e verificados.
-Para os que conhecem mais sobre tecnologia, é possível descobrir quem é a pessoa responsável pelo endereço web da página com a notícia. Esse trabalho pode ser mais difícil quando o domínio (endereço digital do site) é internacional.
– O texto contém erros de português, muita gíria? Desconfie. Um bom jornalista sabe escrever bem.
– Verifique a data da notícia. Muitas vezes, notícias velhas com manchetes chamativas são republicadas fora de contexto para gerar a desinformação.
– Cuidado com citações assinadas por figuras conhecidas. Verifique se elas são verdadeiras. Afinal, é muito fácil criar um texto e atribuir a uma pessoa famosa.
– A fonte de informação citada na matéria existe. Muitas notícias com links fictícios ajudam a validar a notícia para o leitor mais apressado.
Com informações da Revista TCMRJ, edição de fevereiro 2019
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866