O Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) recebeu cerca de 30 alunos de Direito, entre o sétimo e o décimo período, da Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha nesta terça-feira (26). Os alunos aprenderam sobre o que faz e as práticas da Corte de Contas por meio de um pequeno curso, com os instrutores Odilson Souza Barbosa Junior, secretário geral das Sessões, e Lucas Gil Carneiro Salim, coordenador do Núcleo de Jurisprudência e Súmula, ambos auditores de controle externo. Em seguida, os participantes acompanharam a Sessão Plenária.
O curso faz parte do projeto “Conhecendo o TC”, organizado pela Escola de Contas Públicas (ECP) a fim de aproximar a sociedade com o Tribunal de Contas. Para o coordenador da Escola, Fábio Vargas, “essa aproximação é importante para o conhecimento da figura do Tribunal, já que esses alunos, além de fazerem parte da própria sociedade, fazem parte da comunidade acadêmica. Esse contato também é importante para a própria carreira desses estudantes, que podem ver uma oportunidade no órgão”.
A iniciativa de visitar a Corte partiu da própria faculdade, pelos professores Cristiano Dias Mello e Fabiana Salvador, que procuraram a Escola de Contas do Tribunal. Segundo o professor que acompanhou os estudantes na visita, Thiago Muniz de Lima, na faculdade não há contato com esse tema. “Se eles conseguem ler sobre, é muito pouco. O ideal seria não acontecer isso, já que o órgão é muito importante e não é contemplado como deveria”.
Um dos estudantes, Elton Kruger, do sétimo período, afirmou que esse foi o primeiro contato dele com o TCE-ES. “Esse mini curso também ampliou o horizonte em relação aos concursos públicos. Apesar de ter sido rápido e básico, as informações passadas foram úteis. Sairemos com uma noção do que realmente se faz aqui”.
Aluna do oitavo período, Dina Mara Mesquita Guimarães concordou com o colega e reafirmou sobre a possibilidade de carreira dentro do Tribunal. “Não temos contato dos procedimentos internos do órgão e nem temos disciplina a respeito disso na nossa grade curricular. Com essa iniciativa, podemos também saber a respeito das carreiras dentro do TCE-ES”.
As instituições de ensino interessadas em fazer visita podem procurar a Escola de Contas para agendar dia e horário. Essa ação servirá também como atividade extracurricular, com emissão de certificado pela própria ECP.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866