
O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) participou, na manhã desta segunda-feira (02), do 19º Encontro de Gestores Públicos. O evento foi realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), reunindo representantes de todo o país, em Vitória, para debater temas acerca do controle das contas públicas. Na abertura, o presidente da Corte, conselheiro Sergio Aboudib, defendeu a sustentabilidade das contas, a transparência na gestão e a tempestividade no controle.
O diretor da Escola de Contas do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Coelho do Carmo, também participou da abertura do evento.
“Temos uma gigantesca tarefa, que é buscar as condições para dar confiabilidade às contas públicas nacionais. Dar credibilidade aos números com uniformização de conceitos e de entendimentos, evitando o alargamento de limites que criou o inexplicável quadro de estados falidos com contas aprovadas”, afirmou em seu discurso o presidente do TCE-ES.
Aboudib citou a experiência exitosa da Corte de Contas, que apostou na especialização do controle externo. “Muito mais importante do que punir pela ausência do cumprimento da obrigação, é ajudar a construir o atendimento dessa obrigação. Apostamos na especialização de nossos técnicos, modificando nosso conceito de atuação e adequando a nossa estrutura administrativa. Nos especializamos na área de contas. Iniciamos a especialização de auditorias financeiras, buscando a certificação dos números evidenciados pelos sistemas de informação e buscamos, em um futuro próximo, já na próxima administração, a análise da eficácia das políticas públicas, especialmente saúde e educação”, pontuou.
“A melhoria da gestão, a sustentabilidade dos números e a tempestividade do controle constroem um ambiente de negócios que atrai investimento, criando um círculo virtuoso”, finalizou.
O secretário-geral de Controle Externo do TCE-ES, Rodrigo Lubiana Zanotti, também participou do evento. Ele palestrou no painel “Contabilidade, Transparência e Controle”, com o tema “Utilizando a matriz de saldos contábeis como instrumento de fiscalização e controle”.
A palestra magna foi proferida pela Subsecretária de Contabilidade Pública da STN, Gildenora Batista Dantas Milhomem.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866