
Em sessão plenária dedicada à campanha Outubro Rosa, realizada nesta terça-feira (08), os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) aprovaram a inclusão no Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2020 da realização de auditoria operacional no sistema de prevenção e tratamento oncológico. Propositor da medida, o conselheiro Rodrigo Chamoun explicou que essa é a contribuição que o TCE-ES pode dar, se utilizando de seus instrumentos de controle, para a melhoria da gestão pública em saúde.
“A auditoria de conformidade tem como finalidade apresentar, ao final, sugestões para a melhoria das políticas públicas. Uma grande contribuição que podemos oferecer”, justificou.
A sessão contou com a presença das diretoras da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc – Hospital Santa Rita de Cássia), Lea Penedo e Maria da Glória Corrêa, e da presidente, Marilucia Dalla. Em sua fala, ela destacou o tema da campanha deste ano “Outubro além do rosa”, que busca a conscientização para busca de prevenção e tratamento de todos os tipos de câncer.
“Buscamos políticas públicas efetivas para todos os tipos de câncer. A detecção precoce é muito importante para a cura. Temos que sensibilizar as pessoas para esse olhar. Que se vejam, que se conheçam e que busquem o médico. A chance de cura é maior”, afirmou.
Na sessão ordinária desta terça-feira, os conselheiros usam gravatas rosa em adesão à campanha coordenada pela Afecc. Da mesma forma, muitos servidores também vestem camisas demonstrando apoio ao Outuro Rosa.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866