Com o tema “Fatores determinantes da despesa pública nos municípios capixabas” damos sequência à série de vídeos em que serão apresentados os mais novos mestres do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). Este trabalho, desenvolvido pelo analista administrativo Pedro de Paiva, avalia a despesa considerando cinco variáveis: irregularidade na gestão pública, ciclos eleitorais, nível de transparência municipal, localização regional do município e capacitação do gestor.
“O objetivo do trabalho foi verificar se essas variáveis afetam de maneira positiva ou negativa a despesa pública”, disse ele, ressaltando que os resultados estão todos atrelados à base de dados do TCE-ES, o CidadES. A dissertação do servidor Pedro de Paiva é a 10ª a ser apresentada na série.
O TCE-ES vai exibir os trabalhos dos 25 servidores da Corte que concluíram, neste ano, o programa de mestrado em Administração da Fucape. Em contrapartida ao auxílio proporcionado pelo Tribunal, essa turma desenvolveu projetos científicos com temas ligados ao controle externo e a políticas públicas, buscando ofertar trabalhos com alternativas para a melhoria do serviço prestado à população. Nesta série em vídeo, o Tribunal apresentará os novos “mestres do TCE-ES” e um resumo de suas dissertações.
Assista ao vídeo.
Quer saber mais? Clique aqui e leia a dissertação na íntegra.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866