A Secretaria Geral das Sessões (SGS) realizou seus primeiros experimentos de transcrição automatizada das sustentações orais proferidas durante as sessões plenárias e das câmaras, utilizando a tecnologia da inteligência artificial. O objetivo é otimizar a força de trabalho disponível, repassando aos computadores a tarefa de interpretar os áudios das sessões e convertê-los automaticamente em textos.
Segundo o secretário da SGS, Odilson Barbosa Junior, a medida pode trazer mais celeridade na tramitação processual, reduzindo o tempo necessário à inclusão de textos nas atas e nos processos. A tecnologia adotada utiliza “computação em nuvem” e é amplamente testada e constantemente aperfeiçoada, pois é exatamente a mesma utilizada pela empresa Google para a geração automática das legendas dos vídeos do YouTube. Os primeiros testes apresentaram resultados promissores, pois o software conseguiu obter uma alta taxa de precisão no reconhecimento das palavras.
Após a finalização dos testes, caso os resultados sejam considerados satisfatórios pela administração do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), o próximo passo é planejar a aquisição da nova tecnologia e a integração do novo fluxo de trabalho ao módulo “Sessões” do e-TCEES. Uma outra facilidade que está prevista como fruto dessa iniciativa é a disponibilização à sociedade de todos os áudios gravados durante as sessões.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866