Na primeira sessão ordinária após a posse do conselheiro Rodrigo Chamoun como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) para o biênio 2020-2021, os conselheiros da Corte desejaram sucesso para a próxima gestão, elogiaram a defesa do equilíbrio fiscal no discurso durante a solenidade e parabenizaram a atual administração pelos avanços conquistados nos últimos anos, com aperfeiçoamento do sistema de controle externo.
Reconduzido para a Ouvidoria, o conselheiro Carlos Ranna, também vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), leu mensagem do presidente da Atricon, conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira. “Cooperação, parceria, envolvimento. São palavras que ilustrariam a participação sobre a (atual) gestão no processo de aperfeiçoamento do sistema Tribunais de Contas do Brasil”, disse, se dirigindo ao presidente, conselheiro Sergio Aboudib. E seguiu com uma mensagem à mesa diretiva empossada. “Me dirijo aos que assumirão esta importante missão dos Tribunais de Contas, votos de uma gestão exitosa”.
O conselheiro Sérgio Borges destacou o importante papel do TCE-ES ao se aproximar dos jurisdicionados. “O Tribunal de Contas vem em uma ascensão e está cada vez mais perto de seus jurisdicionados, o que ficou bem claro no discurso do presidente empossado ontem. Parabenizo o conselheiro Chamoun. Tenho certeza que com a competência que tem, com bom senso e com apoio do Plenário, terá uma gestão exitosa”, afirmou. Ele também parabenizou Aboudib pela gestão.
No mesmo sentido, o conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti parabenizou Chamoun “por seu discurso de posse”, destacou a grande representatividade dos presentes na sessão especial e pontuou a transição “bem feita e democrática” que se faz na Corte.
Empossado como Corregedor, o conselheiro Rodrigo Coelho do Carmo solicitou ajuda dos demais conselheiros “para que orientem e contribuam para o desenvolvimento do trabalho”. A Aboudib parabenizou por “todos os resultados apresentados no Relatório de Gestão, fruto de trabalho em equipe”. “Nós todos, liderados pelo conselheiro Chamoun, teremos um desafio grande, no momento em que o controle externo no Brasil tem buscado se reinventar e entregar novos resultados. O que fazemos aqui nem sempre é percebido cotidianamente. Mas é importante que não percamos de vista a capacidade transformadora que tem o Tribunal de Contas”.
Por fim, o conselheiro Domingos Taufner, reconduzido como vice-presidente, fez coro às palavras dos que o antecederam. “Parabenizo Chamoun por sua fala, por sua determinação e, especialmente, pela defesa da responsabilidade fiscal”, disse.
Chamou agradeceu pelas manifestações. “Reafirmo que o presidente nada mais é que um executivo do pensamento estratégico do Plenário. Esse Plenário experiente, testado e aprovado em diversas áreas da administração pública.”
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866