Peças fundamentais para o desenvolvimento do Controle Externo e da implementação de uma cultura de educação continuada que valoriza a capacitação profissional, as escolas de Contas e Gestão, implementadas nos tribunais de Contas, são o tema central do livro “Contando Saberes – Algumas experiências das Escolas de Contas e Gestão”. A obra, de iniciativa do Instituto Rui Barbosa, foi lançada no I Congresso Internacional dos TCs.
Cada Escola teve a oportunidade de contribuir com um capítulo. No TCE-ES, o secretário da ECP, Fábio Vargas, foi autor do capítulo “Custos e o Resultado Econômico: aplicação na Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Espírito Santo”. A contabilidade de custos é uma das ferramentas para a avaliação do desempenho das entidades públicas, explica a pesquisa.
“A apuração demonstrou que em 2017, a Escola de Contas apurou uma receita econômica (R$ 3.643.267,72) suficiente para cobrir os seus custos totais e gerar resultado econômico positivo (R$ 273.261,90). Como conclusão, identificou-se que a apuração dos custos e demonstração do resultado econômico são instrumentos adequados para evidenciar a eficiência, a eficácia econômica e o valor econômico gerado para a sociedade”, traz o resumo.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866