O Diário Oficial de Contas (DOC) está funcionando em formato html – uma das linguagens utilizadas para desenvolver websites. Há uma semana, o veículo de publicação oficial do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) passou por um processo de modernização e, desde então, segundo relato de servidores, proporcionou aumentar a produtividade na execução de suas tarefas diárias.
No último dia 05, servidores autorizados a inserir conteúdo no Diário colocaram em prática o novo sistema do DOC, considerado por muitos deles mais prático, em comparação ao formato anterior que era PDF e precisava ser diagramado pela Assessoria de Comunicação (Ascom).
“Ficou mais simples fazer publicação. Eliminamos etapas que antes tomavam muito tempo e geravam retrabalho”, salientou a servidora Silvia Natalia Martins Braga, que faz inserção de conteúdo no Diário de atos da Diretoria-geral de Secretaria.
Agora, os setores autorizados cadastram o conteúdo desejado, podendo, inclusive, realizar o agendamento da publicação. A inserção de notícias no DOC também pode ser feita a partir de documentos já cadastrados no e-TCEES, de forma simples.
“Resumo em duas palavras: agilidade e segurança. Agilidade no processo de publicação e segurança no conteúdo da publicação. Ganhamos tempo”, relatou Aroldo Gaspar Porcari, do Gabinete da Presidência.
Em relação ao prazo para os servidores inserirem conteúdo, não há mais aquele o limite até às 17 horas. Porém, para sair no dia seguinte, o conteúdo precisa ser inserido no sistema até as 23h59.
A servidora Flavia Barcellos Cola faz inserção de conteúdo em suas atividades pela Secretaria Geral das Seções. Ela também aprovou a nova versão do DOC.
“Não ter limite de horário para inserir conteúdo é uma das melhorias que mais gostei. Otimiza muito o nosso tempo”, frisou.
Para o público externo, a modernização do DOC também é vantajosa. A navegação pelas seções será muito simples e haverá praticidade na hora de fazer uma busca ou ir direto para a notícia. Além disso, como novidade, terá a possibilidade de compartilhar a informação desejada de forma individualizada, sem a necessidade de enviar a edição completa do DOC.
Outra boa nova é que os alertas personalizados serão enviados por e-mail com trechos que contextualizam a localização dos termos cadastrados e links para acesso direto à notícia onde o termo cadastrado foi localizado. O mesmo vale para notificações, via aplicativo do TCE-ES.
Vale destacar que a modernização do DOC é um dos Projetos Prioritários 2019. O Diário sofreu uma reformulação, há aproximadamente dois anos. Porém, foi direcionada ao layout, principalmente. Contudo, a prática do dia a dia mostrou que o modelo, apesar de mais bonito, ainda dificultava a rotina na inserção de conteúdo. Muitos servidores tinham dificuldades no sistema anterior, por exemplo, para incluir planilhas.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866