A Escola de Contas Públicas (ECP) encerrou as atividades em 2019 tendo capacitado mais de 27 mil pessoas. O balanço das ações do ano apresenta que a ECP realizou 235 capacitações presenciais, levando conhecimento in loco a todas as regiões do estado, e, ainda, ofertou 54 cursos na modalidade ensino a distância (EAD). Oferta gratuita de conhecimento, o EAD é aberto a qualquer cidadão que deseje atualização.
Tendo inaugurado a função de diretor da ECP, criado em abril do ano passado, o conselheiro Rodrigo Coelho do Carmo explicou que a novidade permitiu uma visão mais estratégica da Escola por parte da administração da Corte, o que auxiliou nas conquistas. Dentre as atividades desempenhadas, Coelho elencou a elaboração do Planejamento Estratégico da ECP, o projeto Saber Além das Contas, a ampliação da Biblioteca da Corte e a criação de núcleos especializados – de desenvolvimento de estudos e pesquisas; de formação, capacitação e aperfeiçoamento e de gestão do conhecimento.
“A presença de um conselheiro na direção deu à Escola de Contas um papel estratégico, permitindo avançarmos na formação e capacitação de seus públicos interno e externo. Elaboramos o Planejamento Estratégico 2020-2024 e buscamos ser referência no país em capacitação e desenvolvimento de agentes públicos”, explicou.
Ainda no balanço de 2019, o resultado econômico financeiro foi positivo em aproximadamente R$ 2,8 milhões. O cálculo utiliza a receita econômica da Escola, o custo de sua manutenção e considera o menor preço cobrado por um serviço particular similar disponível no mercado, em condições equivalentes. A Escola cria valor para a sociedade na medida em que for capaz de produzir serviços de valor superior ao custo dos recursos consumidos na sua produção.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866