Uma videoconferência, realizada nesta quinta-feira (12), entre o Núcleo de Outras Políticas Públicas (NOPP), a Secretaria de Controle Externo de Avaliação de Políticas Públicas Sociais e o economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Daniel de Castro Cerqueira debateu estratégias para avaliação e acompanhamento efetivo das políticas públicas de segurança.
Doutor com a tese “Causas e Consequências do Crime no Brasil”, Cerqueira fez um resgate histórico da experiência brasileira em segurança pública e apontou caminhos para o aprimoramento metodológico.
Em relação ao índice de homicídio, principal indicador de avaliação dessa política, o pesquisador identificou sete pontos em comum em boas experiências ao redor do mundo, dentre os quais podem ser destacados: forte liderança do Chefe do Poder Executivo; mobilização social; difusão de resolução de conflitos de forma pacífica; política pública com base em planejamento e retirada de armas de fogo em circulação.
Para finalizar, o economista do IPEA ressaltou a importância do controle externo ter uma visão além da conformidade e lembrou a importância de verificar o impacto da política pública na vida do cidadão.
O NOPP, que organizou a videoconferência integra a SecexSocial, cuja competência principal é a avaliação dos resultados alcançados pelas políticas públicas, visando subsidiar o gestor com informações e recomendações que possam contribuir para a melhoria das ações governamentais. Ou seja, os objetivos não são necessariamente a sanção ou a identificação de fraudes, mas trabalhar em parceria com a Administração para promover a geração de valor público.
Participaram da videoconferência a secretária da SecexSocial, Cláudia Mattiello; o coordenador do Nopp, Bruno Fardin Faé; e os auditores de controle externo Luís Filipe Vellozo de Sá e Maira Rebello Magalhães Guimarães.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866