Na tarde da sexta-feira (17) foi realizado no Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) o workshop gerencial “Gestão Orçamentária – Elemento Integrante do Planejamento Estratégico” voltado para gestores da Corte. O evento, promovido pela Diretoria da Casa, contou com palestras do economista e mestre em Administração Antônio Marcus Machado e do Chief Financail Officer e Head de Riscos & Compliance da ArcelorMittal, Paulo Wanick.
O diretor-geral, Fabiano Valle Barros, informou que o objetivo do evento foi fortalecer a integração entre o que está previsto no Plano Estratégico da Corte e o que é realizado. “O Tribunal traçou suas estratégias e definiu seus projetos prioritários. Precisamos que todos os gestores tenham também o foco no orçamento para que possamos executar nossas ações com responsabilidade”, disse.
O economista Antônio Marcus ressaltou que “o planejamento pode aumentar a receita”. Ele fez um apanhado histórico sobre economia política e para ele, “é preciso olhar o passado, as decisões anteriores e olhar o presente com olhos para o futuro”.
Já Paulo Wanick, que proferiu palestra sobre planejamento e gestão, afirmou que “não adianta planejar sem saber para onde se quer ir. Não há gestão sem planejamento e não há condições de planejar quando não há gestão”.
Também foram apresentados no workshop os Relatórios de Gastos com Capacitação por Setor e da Comissão de Negociação de Contratos do TCE-ES.
- Presidente da Corte, conselheiro Sérgio Aboudib
- Diretor-geral, Fabiano Valle Barros
- Diretor-geral, Fabiano Valle Barros
- Analista Administrativo do TCE-ES, Giuliano Medina Silva,
- Chefe da Escola de Contas, Fábio Vargas
- Economista, Antônio Marcus
- Economista, Antônio Marcus
- Chief Financail Officer e Head de Riscos & Compliance da ArcelorMittal, Paulo Wanick
- Chief Financail Officer e Head de Riscos & Compliance da ArcelorMittal, Paulo Wanick
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866