A Secretaria de Controle Externo de Políticas Públicas Sociais (SecexSocial) promoveu, ao longo do mês de maio, webconferências com diversos temas. Dois especialistas em avaliação de políticas públicas compartilharam conhecimento com a equipe do TCE-ES sobre dois assuntos em voga: o doutor em Estudos Políticos, Leonardo Secchi discorreu sobre as políticas públicas na era do Covid-19; e Fernando Meneguin, especialista em economia e doutor em estudos políticos, abordou a Economia Comportamental Aplicada às Políticas Públicas.
Para Cláudia Mattiello, secretária de Controle Externo da SecexSocial, a crise tornou ainda mais necessária a avaliação em política pública, dadas as circunstâncias de escassez de recursos públicos que devem ser enfrentadas. Da mesma forma, o debate sobre economia comportamental toma cada vez mais espaço ao passo que o estado deve elaborar ações mais eficientes e efetivas, tendo em vista a mudança de prioridades da sociedade, em razão dos reflexos da pandemia.
Ela também frisa a importância desses eventos para intercambiar informações com outros órgãos e aperfeiçoar o trabalho da Secretaria, contribuindo com a sociedade. “Além disso, esse contato com especialistas, com a academia e com os formuladores de políticas públicas é muito importante para a atuação do Tribunal de Contas na área de avaliação de políticas públicas.”
Durante a conversa, algumas questões consequentes ao contexto de pandemia foram apontadas, como a falta de pragmatismo na tomada de decisões e a irracionalidade de agentes públicos. Assim como contribuições da economia comportamental para as políticas públicas, tais como ferramentas para alcance de objetivos governamentais e estratégias para influenciar e mudar o comportamento do cidadão.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866