O webinário “Memorial de Gestão – Transição 2016/2020”, realizado na manhã desta quinta-feira (2), contou com uma exposição do conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Rodrigo Coelho do Carmo. No evento online, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o conselheiro abordou o novo contexto social e falou sobre a necessidade de repensar estratégias de gestão na educação municipal.
Dadas as mudanças na conjuntura ditadas pela pandemia do novo coronavírus, quando o retorno e a finalização do ano letivo de 2020 é incerto, a importância do Memorial de Gestão para o registro dos desafios enfrentados pelos gestores na transição e continuidade das ações planejadas foi enfatizada. Assim, o conselheiro salientou o papel da Corte de Contas capixaba na orientação dos gestores sobre as prestações de contas e a transparência dos dados de forma responsável. “Precisamos ser íntegros no preenchimento dos dados pois não são nossos, são da comunidade escolar”, pontuou.
Ele também abordou as implicações de uma possível renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) que estão sendo estudadas pelo TCE-ES. Isso porque, devido à queda na receita em consequência do período de pandemia, os recursos do Fundo também podem ser afetados.
Além disso, o conselheiro reforçou a ideia de que a política de educação deve ser tratada como uma política de estado, e não de governo. Coelho elucidou que o momento é inédito e existe a necessidade de inovar em alguns aspectos. “Convido vocês a pensarem para além daquilo que já estava planejado anteriormente. ”
Ele lembrou a recomendação de utilização de softwares para gestão, a importância das auditorias operacionais na execução de atividades e a necessidade de planejamento conjunto de ações na área de educação.
Promovido pela Undime, em parceria com o Conviva Educação, o evento é o primeiro de uma série de Seminários nacionais sobre o tema. A Secretária Executiva da Undime-ES, Elania Valéria, mediou o encontro. Também participaram como palestrantes o presidente da Undime-ES, Vilmar Britto; Jader Sossai, secretário de Educação de Jaguaré, e Débora da Costa, articuladora do Conviva-ES.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866