O Tribunal de Contas do Estado do Espirito Santo (TCE-ES) instituiu uma comissão técnica para realizar estudos e ações sobre a metodologia Building Information Modelling (BIM) junto aos jurisdicionados da administração pública estadual e municipal. Nesta quinta-feira (1º), foi realizada a primeira reunião com a finalidade de estabelecer as diretrizes para elaborar o levantamento no qual será possível avaliar o conhecimento dos agentes públicos sobre o tema.
A comissão foi instituída por meio da Portaria Normativa nº 101, publicada no Diário Oficial de Contas, no dia 22 último, considerando as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), que estabelecem que os tribunais de contas devem promover o aperfeiçoamento da administração pública, sendo uma fonte confiável de conhecimento e de orientação objetiva e independente, dentre outras considerações.
A metodologia BIM é um tema que vem ganhando relevância na execução de obras em todo o país. Diante desta perspectiva inevitável, o Tribunal tem debatido o assunto com jurisdicionados e já realizou, inclusive, um webinário específico sobre o tema .
O BIM é definido como “um conjunto inter-relacionado de políticas, processos e tecnologias que geram uma metodologia para gerenciar as informações essenciais do projeto e da construção, em formato digital, ao longo de todo o ciclo de vida do empreendimento”, de acordo com o pesquisador Bilal Succar.
Coordenadora dos trabalhos da comissão técnica, a auditora de controle externo Ana Emília Brasiliano Thomaz relatou o resultado da reunião. “Nosso planejamento é iniciar, na segunda quinzena deste mês, o levantamento junto aos jurisdicionados sobre o nível de conhecimento deles a respeito da metodologia. Até o final de novembro, devemos ter o levantamento concluído. Este trabalho subsidiará o planejamento de novas ações do Tribunal sobre o BIM” salientou a auditora.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866