Estão abertas as inscrições para o Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas. De iniciativa do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e organizado em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), por meio do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), esta edição, totalmente virtual, contará com palestras de conselheiros do TCE Espírito Santo.
O corregedor da Corte capixaba, conselheiro Rodrigo Coelho do Carmo, apresentará o “Observatório de Desempenho Institucional”, na mesa Desempenho Institucional – visões interna e externa. Já o ouvidor do TCE-ES, conselheiro Carlos Ranna, falará sobre “Ouvidorias dos Tribunais de Contas e controles internos municipais: parceria de sucesso no fomento ao controle social”, parte da programação da mesa Tribunais de Contas e a Sociedade.
O evento, que conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Nacional dos ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), será realizado nos dias 10 e 11 de novembro, com carga horária de 8h. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do TCU no YouTube para os inscritos.
A coordenadora da Ouvidoria do TCE-ES, Andrea Beconha, destaca a importância do evento para a disseminação de conhecimento e pela troca de boas práticas. “O evento será uma excelente oportunidade para a disseminação de conhecimento, troca de experiência e boas práticas em Ouvidoria e Corregedoria dos TCs, agregando aprendizado, vivência, como também, a percepção dos novos desafios e do novo paradigma de relacionamento com o controle social”, ressaltou.
Andrea, que é membro do Comitê de Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do IRB e do projeto Aprimoramento das Ouvidorias dos Tribunais de Contas da Atricon, coordenará no evento a mesa “Desempenho Institucional: visões interna e externa”.
Com o tema “Novos tempos, novos desafios: Gestão de Riscos, Proteção de Dados, Desempenho e Oportunidades de relacionamentos com o controle social”, ao final do evento virtual espera-se que o participante seja capaz de identificar e propor tratamento para os riscos apontados na respectiva unidade; identificar as oportunidades de melhoria do desempenho da unidade do servidor e colaborador; compreender os aspectos da autodeterminação informativa e direcionar sua atuação para o respeito e a inviolabilidade da imagem, honra, imagem e vida privada e à proteção de dados do cidadão; identificar e estabelecer novo paradigma de relacionamento com o controle social, com a presença de novos sujeitos coletivos; atuar em equilíbrio com a legalidade e a finalidade, buscando consolidar a moralidade do ato administrativo praticado.
Clique aqui e confira a programação na íntegra.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866