Foi realizado, na noite desta terça-feira (17), o primeiro dia do XV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação (Uncme) – ES. O evento, que segue até quinta-feira (19), de forma on-line, tem como tema “Educação, aprendizagem e pandemia: novos desafios para educadores e educadoras”. Representando o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), o conselheiro Rodrigo Coelho do Carmo destacou a evolução da atuação da Corte.
Ele ressaltou que o TCE-ES, além da análise da conformidade das leis e dos atos de gestão, vem buscando nos seus acórdãos e, sobretudo, nos pareceres prévios, de forma inovadora, estabelecer uma análise das políticas públicas. O conselheiro citou o parecer das contas de governador do exercício de 2019, que possui um capítulo dedicado à análise da rede de educação do Espírito Santo. “Além disso, os volumes de recursos, a organização das escolas, o número de escolas de cada rede, as concorrências estabelecidas e uma leitura do TCE-ES sobre a política pública de educação”, acentuou.
Coelho disse ainda que é fundamental a proximidade com o controle social, por isso a importância do encontro e afirmou estar sempre disposto ao debate a respeito de tema tão relevante e transformador que é a educação. De acordo com um dos diretores da Uncme Júlio César Santos é a primeira vez que a União Nacional realiza uma atividade virtual de tamanha responsabilidade e repercussão. Na quinta-feira, às 10 horas, o conselheiro Rodrigo Coelho do Carmo irá ministrar palestra no encontro.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866