O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Domingos Taufner, palestrou, na manhã desta terça-feira, no 19º Congresso Nacional de Previdência da Associação Nacional de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem) e 2º Workshop de Previdência do Servidor Público. Ele falou sobre “Semelhanças entre regimes previdenciários estabelecidos na Reforma da Previdência”. O evento acontece no Rio de Janeiro, em modelo híbrido (presencial e virtual), e tem como tema “Nova previdência pública com a pandemia”.
Palestrantes renomados, técnicos da Secretaria de Previdência / Ministério da Economia, juristas, economistas e jornalistas se reúnem até quarta-feira (25) com gestores e servidores públicos para debater a previdência do servidor público, a conjuntura econômica em evidência na agenda previdenciária e a previdência complementar. Especialista no assunto, Taufner ressaltou a satisfação em contribuir com o debate.
“Tivemos a participação do ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung que foi o grande responsável pelo ajuste de fiscal e pela organização das contas do nosso Estado”, registrou Taufner. Nesta terça-feira (24) estão sendo debatidos os seguintes temas: impacto do ajuste fiscal, equilíbrio das contas públicas e da previdência, boas práticas de gestão de governança e inovação, emenda constitucional nº 103, COMPREV, regimes previdenciários estabelecidos na pandemia, implantação da previdência complementar nos estados e municípios, e-Social e SIG, diversificação de ativos, inovação nas regras de compensação financeira entre os regimes próprios, benefícios previdenciários com a reforma, Pró-Gestão, ISP e taxa de administração, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e cenário macroeconômico e alternativas de investimentos na pandemia.
Já nesta quarta-feira (25), último dia do evento, serão tratados os requisitos e responsabilidades de diretores, conselheiros e membros de comitês de investimento. Serão realizadas oficinas SPREV, DAIR, DPIN, DIPR e debates sobre a gestão ativa de passivo e premissas atuariais, a previdência do servidor público, fundos estressados, impactos e medidas para recuperação de ativos, a regulamentação infraconstitucional após a EC 103/2019 e apresentação do projeto de apoio da SPREV-ME às reformas previdenciárias municipais, encerrando com sorteio de brindes e atração cultural do Rio de Janeiro.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866