Nesta segunda-feira (11) terá início uma obra primordial para o TCE-ES que é a reforma completa nas instalações elétricas do prédio da Corte. Será realizada a substituição de toda a infraestrutura elétrica, incluindo o prédio do Auditório e Escola de Contas. “O objetivo é proporcionar maior segurança aos servidores e melhor funcionamento do sistema elétrico, evitando paralizações inesperadas e riscos à vida humana”, explica a coordenadora do Núcleo de Obras e Manutenção, Ingrid Herzog Holz.
Serão adequadas todas as instalações elétricas, de acordo com as normas vigentes, desde a subestação, sala elétrica, quadros de distribuição, até os pontos de tomada e iluminação, com a substituição dos equipamentos existentes, quando necessário, por outros mais modernos, seguros e que facilitem a manutenção, prezando pela segurança, eficiência e vida útil do sistema elétrico do TCEES.
O projeto prevê a substituição dos transformadores a óleo por transformadores à seco, blindados, mais seguros e que, portanto, podem ser alocados no interior da edificação, visto que deslocar a subestação seria inviável, pois seria necessário alterar toda a infraestrutura de alimentação elétrica em média tensão. Serão também substituídos os cabos, disjuntores e barramentos, que necessitam de redimensionamento.
Plano de execução
A obra será executada em todos os andares concomitantemente. A programação da execução leva em consideração os quadrantes representados na figura abaixo. A primeira etapa será com frentes de serviços nos quadrantes 02 e 03 de todos os andares e a segunda nos quadrantes 01 e 04, também em todos os andares. No prédio da Escola de Contas as equipes serão divididas por andar.
A etapa seguinte da obra será a reforma da subestação. “Nesta, será necessário a utilização de um gerador alugado para manter o funcionamento do Data Center e alguns setores que continuarão em funcionamento no Tribunal, como STI, NAP, NCD, Recepção e outros”, explicou a coordenadora.
Os cabos de alimentação principal serão distribuídos a partir da subestação enterrados no piso do pavimento térreo. Toda a alimentação do auditório é proveniente da mesma subestação, localizada no pavimento térreo da edificação principal. Por isso, será necessário fazer intervenções no piso dos corredores do pavimento térreo e no piso externo entre o auditório e o prédio principal, para a ligação da nova alimentação.
As tabelas a seguir resumem quais áreas serão afetadas em cada etapa da obra:
1ª Etapa – iniciada segunda-feira (11):
2ª Etapa:
3ª Etapa:
O projeto
O projeto executivo de reforma das instalações elétricas foi elaborado por empresa especializada contratada, e a equipe do NOM elaborou a planilha orçamentária de referência para a licitação da obra, orçada em R$ 3.135.214,70. A obra foi contratada, no final do ano passado, por meio do Processo 2264/2020, por R$ 2.475.000,00.
O projeto de modernização das instalações elétricas foi elaborado com base nas seguintes premissas:
- Segurança;
- Economicidade;
- Atendimento às normas técnicas atuais;
- Modulação e flexibilidade;
- Estética;
- Menor intervenção possível na estrutura existente, considerando que a obra será executada no prédio em funcionamento;
- Aproveitamento dos espaços e equipamentos existentes tanto quanto possível.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866