Advogados que atuam em processos no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) manifestaram sua opinião sobre sistema de sessão virtual, implementado há um ano e que já corresponde a 99% do total de julgamentos. Para eles, as vantagens são muitas desse modelo, considerado exemplo de inovação entre as Cortes de Contas de todo o país.
O advogado Altamiro Thadeu Frontino Sobreiro salientou que o TCE-ES provou que é possível inovar e, ao mesmo tempo, manter todos os preceitos básicos para uma atividade jurisdicional justa, igualitária e que cumpra com seus propósitos constitucionais.
“Nesse um ano de implantação e aplicabilidade do sistema de sessões virtuais, algumas palavras possuem o condão de sintetizar esse conceito inovador aplicado pelo Tribunal, a saber: praticidade, eficiência, segurança, transparência, entre tantas outras que poderiam ser mencionadas. O nosso Tribunal de Contas é um exemplo de órgão de controle, verdadeiro orgulho para o povo capixaba”, frisou.
Atuante no escritório de advocacia Felipe Osório Advogados, Aline Dutra de Faria também entende que o sistema traz muitos benefícios. Um deles é agilidade. “O sistema é muito rápido, inovador. Trouxe agilidade para os processos. Temos a agradecer muito o empenho ao Tribunal de Contas. É um formato que nos auxilia muito. E nos aproximou mais dos conselheiros, mesmo que virtualmente”, salientou a advogada.
Ela enfatizou ainda que as sessões virtuais representaram também um desafio, uma vez que muitos advogados não têm muita “intimidade” com a internet.
“Foi um desafio para nós. Tivemos que aprender. Agora temos que fazer memoriais, editar vídeos. Ter toda essa preocupação. Mas foi muito bom. Eu que não fazia muitas sustentações orais, por não me sentir muito à vontade presencialmente, agora faço semanalmente, e se sinto bem no virtual. É um sistema que veio para ficar. Acho que é bem positivo”, avaliou.
Por sua vez, o advogado Wallison Figueiredo destacou que as sessões virtuais são um ganho de tempo.
“É um sistema prático que economiza tempo de todos os atores do processo, e possibilita que as sessões sejam realizadas do ambiente que cada um entenda mais favorável, com acesso à informação, apoio e tudo mais que possa tornar as sessões mais produtivas e confortáveis. Além disso, é simples e funciona bem, flui. Uma inovação que veio para ficar”, assinalou o advogado.
Confira a matéria completa sobre 01 ano de sessão virtual.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866