Ser capaz de planejar as principais atividades que envolvem a atuação de uma unidade de controle interno com vistas à certificação da Prestação de Contas Anual (PCA). Essa é capacitação que terá o servidor público, que atua em controle interno, ao concluir o curso “Controle Interno, Auditoria e Certificação da Prestação de Contas”. Para se inscrever, basta acessar o portal da Escola de Contas Públicas (ECP).
Serão duas turmas, com 30 vagas no total, sendo limitada a 01 por município. A primeira de 23 a 27 de agosto e a segunda de 30 de agosto a 3 de setembro. O instrutor é o auditor de controle interno do TCE-ES Edilson Barbosa, mestre em Ciências Contábeis, especialista em auditoria, controladoria e administração pública. Ele adotará a metodologia de ensino por meio de exposição interativa-explicativa, com exercícios práticos, na plataforma Microsoft Teams. A carga horária é de 20 horas/aula.
Confira o conteúdo programático:
- Planejando as atividades de controle interno – ambiente de atuação do controle interno; Resolução TC 227/2011 e IN TC 68/2020; determinação da quantidade de horas disponíveis para as atividades de controle interno; gestão de Riscos e Plano Anual das Atividades de controle interno; elaborando um cronograma de atividades para a unidade de controle interno
- Normas de auditoria – NB ASP – NB ASP: aspectos gerais – planejamento, execução e documentação de auditorias
- Risco em auditoria, matriz de risco e matriz de planejamento de auditoria, Matriz de achados
- Materialidade
- Afirmações em auditoria
- Técnicas de auditoria
- Plano amostral
- Relatório e Parecer do Controle Interno
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866