Conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), João Luiz Cotta Lovatti encerra nesta quinta-feira (2) suas atividades na Corte, após mais de 18 anos dedicados ao órgão. Ele ingressou no TCE-ES por concurso público em maio de 2003. Desde então, exerce suas funções na formulação de votos, relatoria de processos, debates nas sessões plenárias e de Câmaras, entre outras atribuições.
No período dedicado ao TCE-ES, o conselheiro substituto participou do Comitê Gestor responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico do TCE-ES para o período de 2010 a 2015; foi presidente da Comissão Técnica encarregada de promover a realização de concurso público para a elaboração de projeto de engenharia para a construção do anexo do TCE-ES, em 2012; recebeu elogios, no assentamento funcional, pelo relevante trabalho prestado à Corregedoria Geral, em 2010; e, em 2012, pela participação nos projetos da Corregedoria de forma voluntária e que muito contribuíram com a administração.
João Luiz se emocionou ao relembrar de toda sua trajetória na Corte.
“É difícil fazer um agradecimento frente a pessoas tão generosas comigo, neste tempo que atuei no Tribunal de Contas, então resumo tudo em uma palavra, que é obrigado. Tenho certeza que o caminho que está sendo trilhado pelo Tribunal de Contas só vai me deixar orgulhoso de ter atuado aqui neste tempo. Parabéns a vocês que constroem essa instituição, e que continuem firmes nesse caminho estabelecido”, declarou.
A despedida foi marcada por depoimentos de conselheiros nas últimas sessões por videoconferência que contaram com a participação de Cotta Lovatti. Confira.
Conselheiro Rodrigo Chamoun
Tentando resumir a trajetória de João Luiz em uma frase, o conselheiro presidente do TCE-ES afirmou: “Vossa excelência honrou a toga”.
“Há um mix de sentimentos, um pouco de tristeza por não conviver mais com sua atuação, pois o senhor honrou e honra a toga, e há aquele sentimento de dever cumprido e de felicidade, pois vai para outra fase da vida. Então é mais do que justo. Quero agradecer a convivência, em nome do Tribunal e dos servidores, por todas as contribuições dadas por Vossa Excelência nessa tarefa de fazer o controle da Administração Pública, o controle externo, e desejar felicidade.”
Conselheiro Domingos Taufner
“Conheço João Luiz desde antes de entrar no Tribunal, por várias vezes o procurei para buscar orientações sobre a área de Previdência, e ele sempre abriu as portas do Tribunal, em uma época que havia mais dificuldades, ao contrário de hoje, que há toda a transparência necessária. Todos que o conhecem sabem de seu caráter, determinação, sua qualidade técnica. Um abraço João Luiz, a toda sua família e todas as pessoas que trabalharam diretamente com ele.”
Conselheiro Carlos Ranna
“Gostaria de agradecer esses anos de convivência, sempre de maneira respeitosa, cordial, franca, com debates sempre construtivos. Convergimos na maioria de nossas decisões e votos, e nas poucas vezes onde houve divergência, sempre houve muita atenção, respeito, cuidado e independência. Foi construída uma base muito sólida, nossa casa vai sentir sua falta.”
Conselheiro Sérgio Aboudib
“É com um misto de tristeza pela perda, mas alegria de presenciar um momento tão significativo na vida de um ser humano tão excepcional. O conselheiro João Luiz, além de ser um jurista de extrema qualidade, é um servidor público exemplar e um ser humano excepcional. O caráter, o bom humor, a dedicação, o respeito, a defesa de suas ideias sempre com urbanidade e equilíbrio.”
Conselheiro Sérgio Borges
Desejo ao conselheiro Lovatti, para hoje e para sempre, que você tenha muita paz, muita saúde, para sua família e sucesso.
Conselheiro Rodrigo Coelho
“Se tiver uma palavra para definir o conselheiro João Luiz, usaria a integridade. Você é um sujeito muito íntegro intelectualmente, nas relações de trabalho, nas relações pessoais. Conhecê-lo foi um presente de Deus, pois contribui com a gente em cada caminhar. É pelo exemplo, pelo convívio. Fico feliz por poder fazer a escolha de aposentar-se, por escolher um novo desafio, um novo tempo com sua família, com tanta saúde, disposição, energia, porque a sua jovialidade é a de quem dormiu com a consciência tranquila durante todos esses anos, pela correção, pela lisura dos seus atos. Estou muito feliz por você.”
Conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti
“No pouco tempo que convivo com o Lovatti, tenho a melhor impressão, dele como pessoa, como grande profissional que contribuiu muito com a instituição. Pessoa humana, de posições firmes, corretas, com coerência nas manifestações pelo interesse público. Quero parabenizá-lo por sua aposentadoria.”
Conselheiro substituto Marco Antônio Silva
“Queria agradecer ao conselheiro João Luiz pelo convívio, pelos debates calorosos, o aprendizado foi muito grande e constante. Agradeço a oportunidade a Deus e ao colega pelo longo tempo que trabalhamos juntos. Antes de eu ingressar na Corte, ele já me auxiliava. Agradeço ao trabalho, a amizade, e que Deus abençoe seu descanso merecido.”
Conselheira substituta Márcia Jaccoud
“Estou muito emocionada. Quero prestar minhas homenagens ao João Luiz, agradecer pelo coleguismo, inteligência, troca de ideias e principalmente pela amizade nesses quase 20 anos de Tribunal de Contas. Lamento a aposentadoria, no sentido que perderemos este contato. Fará muita falta, mas quero lhe desejar muitas alegrias na sua nova fase da vida, muito sucesso no que for fazer. Já estou com saudades.”
Procurador de Contas Heron Carlos Gomes de Oliveira
“Nutro uma simpatia, afinidade, com o conselheiro João Luiz, e ele é uma referência para mim nesse Tribunal de Contas, desde 2010, quando entrei, pela sua atuação, sua correção, seu modo de proceder representou para mim um modelo a ser seguido.”
Odilson Júnior, Secretário-geral das sessões, em nome dos servidores do TCE-ES
“O conselheiro João Luiz sempre falou de ‘construir pontes’, mesmo que a gente divirja, e certamente, sua Excelência construiu as melhores pontes. Tem uma postura e uma conduta exemplares, fará muita falta. Trocávamos ideias sobre processos, sobre a vida. É uma perda para a gente, mas o senhor vai aproveitar muito bem a vida, fazendo aquilo que mais gosta.”
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866