A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) está à frente do projeto prioritário Rede TCEES de Ouvidorias Integradas, cujo objetivo é fomentar e fortalecer as ações de criação, estruturação e operacionalização das ouvidorias, a disseminação de boas práticas, ações de fomento ao controle social e capacitação entre os entes públicos participantes. A ação visa aprimorar mais um canal de comunicação exclusivo entre a Ouvidoria do TCE-ES e seus jurisdicionados. A Rede será implementada na modalidade de adesão voluntária e sob a coordenação da Corte capixaba.
Segundo o ouvidor do TCE-ES, conselheiro Carlos Ranna, serão realizadas ações como: estímulo à criação e/ou estruturação das ouvidorias dos órgãos participantes; desenvolvimento e implantação de uma Política de Ouvidorias Públicas para fomento do controle social; promoção para o reconhecimento da importância das atividades de ouvidorias/controles internos frente aos gestores dos órgãos e entidades estaduais e municipais; realização de estudos e proposição de capacitações aos membros da Rede; facilitação para o encaminhamento de manifestações entre os órgãos e entidades e a integração de informações relacionadas às ações de ouvidoria, entre outras.
Testes
A Ouvidoria já iniciou os testes para utilização de ferramentas de comunicação que servirão como um dos suportes tecnológicos para o compartilhamento de informações entre os participantes da Rede TCE-ES de Ouvidorias Integradas.
Para esta etapa de teste, já foram cadastradas 21 unidades gestoras (UGs), que se prontificaram a participar voluntariamente. De acordo com o gestor do projeto, o auditor Durval Senna da Silva, no momento apropriado será encaminhado um convite oficial a todas as UGs do estado.
Ainda segundo o auditor, a implementação da Rede representa um grande desafio para toda a equipe do projeto e com certeza se constituirá em um valioso instrumento de integração entre unidades de ouvidorias/controles internos dos órgãos jurisdicionados que, em última instância, visa estabelecer um nível de atendimento mais rápido, preciso e dinâmico às demandas sociais.
“Imaginem a possibilidade de utilização de uma ferramenta de comunicação por chat, voz e vídeo entre servidores de uma UG diretamente com os servidores da Ouvidoria do TCE-ES, e entre todos os participantes da Rede nos casos de reuniões formais e eventos de capacitação. Já utilizamos as ferramentas aqui no TCE-ES e tem sido um grande diferencial de produtividade (e de proximidade, dada a distância física entre servidores). Acredito fortemente que o projeto da Rede será um grande sucesso, gerando resultados importantes para a sociedade capixaba”.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866