A secretária de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Flávia Holz, apresentou, na manhã desta terça-feira (09), o artigo “Diretriz para boas práticas de fiscalizações de engenharia alinhadas à Indústria 4.0” no II Congresso Internacional dos TCs. O trabalho também é assinado por José Barrozo de Souza.
Em sua fala, Flávia explicou que o objetivo geral do artigo foi analisar os requisitos indicados no Marco de Medição de Desempenho dos TCs (MMD-TC), no âmbito dos resultados das fiscalizações de engenharia, com foco na Indústria 4.0. Ao final, propõe-se um diretriz para boas práticas de fiscalizações de engenharia, alinhadas com a inovação proposta pela quarta revolução industrial.
Como métodos, os autores usaram a revisão sistemática (indústria 4.0); análisa documental (MMD-TC, fiscalizações de engenharia do TC, diretrizes para análise dos requisitos do MMC-TC alinhados à Indústria 4.0); análise quantitativa (notas atribuídas ao TCE-ES); e análise qualitativa (evidências utilizadas para atribuição das notas).
O artigo, segundo apresentou Flavia, concluiu que o MMD-TC se mostra como a principal ferramenta no processo de melhoria e contínuo aperfeiçoamento dos tribunais de Contas, aplicado de forma aderente ao ISO 17021, que avalia os requisitos para organismos que fornecem auditoria e certificação de sistemas de gestão. Por conta da amplitude da avaliação, é possível identificar ações inovadores que atendem os critérios do MMD-TC.
Considerando que o objetivo é incentivar o aprimoramento contínuo das ações e o envolvimento de todos os agentes envolvidos no processo, complementarmente as propostas da auditora são:
- Divulgação do site institucional das ações elencadas como “Boas Práticas”, a partir desta proposta de seleção, bem como a divulgação daquelas indicadas a partir do resultado dos MMD-TCs realizados, se possível em seção própria;
- Acesso a link da Atricon onde são divulgadas as “Boas Práticas” de todos os Tribunais participantes do MMD-TC;
- Promover formas de incentivo a ações inovadoras no âmbito do controle externo, aqui com especial atenção a fiscalização e auditoria de obras e serviços de engenharia.
Congresso
O II Congresse Internacional dos Tribunais de Contas está sendo realizado em João Pessoa (PB), entre os dia 9 e 12 de novembro, no formato híbrido. O Congresso é resultado da união dos dois maiores eventos do Controle Externo: o VII Congresso Internacional de Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB) e o XXXI Congresso dos Tribunais de Contas da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil da (ATRICON).
O evento conjunto permitirá o compartilhamento das agendas e a otimização de recursos humanos e materiais, demonstrando, mais uma vez, que o sistema de contas está atento às novas técnicas administrativas e tecnologias e sensível às demandas da sociedade em relação ao trato do dinheiro público. O Congresso é uma realização de Atricon, IRB, TCE-PB, Abracom, Audicon e CNPTC.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866