Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) identificou que grande parte das instituições capixabas apresentaram significativas deficiências de divulgação e limitações de acesso às informações de patrimônio, de gestão fiscal e especialmente da Carta de Serviços ao Usuário em seus sítios eletrônicos e portais da transparência. Isso, de certa forma, acaba por impor restrições ao direito que os cidadãos têm de exercer o controle social sobre a gestão pública.
Verificou-se, ainda, que parcela dos jurisdicionados não publicou informações completas, atualizadas e de fácil acesso ao cidadão. Tais falhas dificultam, ou até mesmo inviabilizam, o exercício do controle social.
Por outro lado, contatou-se, também, que a maioria dos entes avaliados divulgaram, em seus portais de transparência, informações de licitações e contratos, de despesas e receitas, de pessoal, e dados gerais, de forma periódica e satisfatória. Contudo, verificou-se que ainda é preciso aprimorar a disponibilização das informações par a sociedade.
No processo foram avaliados os portais de prefeituras, câmaras, assim como Assembleia Legislativa (Ales), Governo do Estado, Ministério Público (MPES), Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) e Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), no período entre 26 de outubro de 2020 e 2 de abril desse ano. Registra-se que é possível que determinado município tenha sido fiscalizado com dados de 2020 e outros com dados de 2021. Confira, ao final do texto, as notas obtidas por cada ente.
Os objetivos foram conhecer e avaliar a transparência ativa, bem como, fomentar a sua ampliação junto aos jurisdicionados. Para cumprir o objetivo proposto, foram feitas as seguintes perguntas:
- A instituição disponibiliza na internet as informações exigidas por lei?
- As informações estão disponíveis na forma que a lei exige?
- Os trabalhos foram realizados em conformidade com os padrões estabelecidos na Resolução 279/2014 e nas Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (Nbasp), no que foi possível?
Resultados e riscos
Essa é a terceira fiscalização em transparência ativa no âmbito municipal (prefeituras e câmaras) e a primeira no âmbito estadual (Governo, Ales, TCE-ES, TJES e MPES). Identificou-se o não atendimento de itens avaliados nos 161 jurisdicionados fiscalizados.
O relatório destaca que, conforme termos da Lei de Acesso à Informação (LAI), a transparência ativa prevê a divulgação espontânea de informações de interesse geral ou coletivo, independentemente de solicitações, tendo em vista que a regra é a publicidade e a exceção é o sigilo.
Contudo, no decorrer da avaliação dos portais de transparência e sites institucionais, deparou-se com situações que dificultaram ou comprometeram a busca de informações pela auditoria. Ou, ainda, situações que prejudicariam o cidadão a ter acesso às informações, sendo identificadas pela área técnica como riscos, dos quais 13 se destacaram.
Em relação aos poderes do Estado, constatou-se que a maioria dos portais avaliados não possibilitou o acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina, além de não permitir a exportação de relatórios em formatos abertos. Alguns ainda apresentaram limitações das ferramentas de pesquisa dos portais.
Com relação às deficiências e falhas encontradas em alguns portais, especialmente no âmbito dos municípios, observou-se duplicidade de portais de transparência, problemas de funcionalidade de links de acesso, lentidão de retorno às consultas, informações desatualizadas, desconcentração e desorganização de informações – situações estas que dificultaram a compreensão do que estava sendo disponibilizado e o efetivo acesso das informações contidas nos portais.
Apesar das constatações evidenciadas, considerando que o intuito dessa fiscalização é fomentar a ampliação da transparência ativa junto aos jurisdicionados, por intermédio da função orientativa do TCE-ES, a área técnica opinou que seria mais eficaz realizar as avaliações não com a intenção de responsabilizar os gestores, mas com o objetivo de disponibilizar um diagnóstico, a partir do qual poderiam identificar e realizar as melhorias necessárias.
Acompanhando a área técnica e ministerial, o relator, conselheiro Domingos Taufner, votou por cientificar os atuais gestores do teor do relatório, disponibiliza-lo no portal do TCE-ES e cientificar o Plenário da Corte de Contas de que os riscos identificados poderão subsidiar futuras ações de controle externo, a depender da oportunidade, conveniência e disponibilidade de recursos humanos.
Processo julgado na sessão virtual do plenário, na quinta-feira (28).
PREFEITURAS
Posição |
Prefeitura |
Nota |
Nota |
Posição |
1 |
Serra |
90,07% |
85,40% |
8 |
2 |
Afonso Cláudio |
87,52% |
80,73% |
21 |
3 |
Vila Velha |
87,12% |
80,48% |
23 |
4 |
Vitória |
86,60% |
84,73% |
12 |
5 |
Anchieta |
85,74% |
56,48% |
70 |
6 |
Venda Nova do Imigrante |
85,43% |
85,50% |
7 |
7 |
Ibiraçu |
84,83% |
86,15% |
2 |
8 |
São Gabriel da Palha |
84,81% |
79,43% |
27 |
9 |
Santa Maria de Jetibá |
84,24% |
79,95% |
24 |
10 |
Brejetuba |
84,19% |
57,30% |
69 |
11 |
Itarana |
84,02% |
84,60% |
14 |
12 |
Boa Esperança |
83,62% |
87,98% |
1 |
13 |
Governador Lindenberg |
83,29% |
85,75% |
3 |
14 |
Cachoeiro de Itapemirim |
83,24% |
85,50% |
6 |
15 |
Ecoporanga |
82,52% |
83,68% |
16 |
16 |
Itaguaçu |
80,52% |
78,75% |
30 |
17 |
Ibatiba |
80,14% |
76,35% |
39 |
18 |
Jaguaré |
80,07% |
73,38% |
47 |
19 |
São Mateus |
79,79% |
66,20% |
62 |
20 |
Linhares |
79,24% |
78,90% |
29 |
21 |
Alfredo Chaves |
79,05% |
84,63% |
13 |
22 |
Domingos Martins |
78,38% |
85,18% |
10 |
23 |
Iconha |
78,14% |
83,58% |
17 |
24 |
Santa Teresa |
77,57% |
85,20% |
9 |
25 |
São Roque do Canaã |
76,57% |
71,98% |
53 |
26 |
Conceição do Castelo |
76,52% |
83,23% |
18 |
27 |
Vila Pavão |
76,17% |
61,63% |
65 |
28 |
Ibitirama |
75,83% |
81,53% |
19 |
29 |
Pedro Canário |
75,69% |
75,08% |
44 |
30 |
Castelo |
75,19% |
75,55% |
42 |
31 |
Santa Leopoldina |
75,12% |
78,58% |
31 |
32 |
Marechal Floriano |
74,76% |
78,53% |
32 |
33 |
Muqui |
74,55% |
79,45% |
26 |
34 |
Vargem Alta |
74,43% |
61,78% |
64 |
35 |
Baixo Guandu |
73,93% |
76,68% |
37 |
36 |
João Neiva |
73,76% |
72,68% |
51 |
37 |
Viana |
73,71% |
85,60% |
5 |
38 |
Bom Jesus do Norte |
73,57% |
77,48% |
35 |
39 |
Piúma |
72,90% |
85,75% |
4 |
40 |
Cariacica |
72,76% |
78,10% |
34 |
40 |
Irupi |
72,76% |
69,90% |
59 |
41 |
Vila Valério |
72,21% |
85,08% |
11 |
42 |
Marilândia |
71,48% |
80,75% |
20 |
43 |
Muniz Freire |
70,81% |
76,60% |
38 |
44 |
Atilio Vivacqua |
70,64% |
59,20% |
68 |
45 |
Montanha |
70,55% |
79,75% |
25 |
46 |
Alegre |
70,52% |
73,35% |
48 |
47 |
Águia Branca |
70,00% |
75,38% |
43 |
48 |
Barra de São Francisco |
69,88% |
75,63% |
41 |
49 |
Mimoso do Sul |
69,71% |
23,90% |
78 |
50 |
Ponto Belo |
69,60% |
54,80% |
71 |
51 |
Sooretama |
69,48% |
71,78% |
54 |
52 |
Apiacá |
68,86% |
76,03% |
40 |
53 |
Guaçuí |
68,69% |
73,13% |
50 |
54 |
Jerônimo Monteiro |
68,64% |
78,93% |
28 |
55 |
Nova Venécia |
68,40% |
84,55% |
15 |
56 |
Colatina |
68,38% |
78,43% |
33 |
57 |
Mantenópolis |
67,02% |
71,28% |
56 |
58 |
Presidente Kennedy |
66,40% |
68,18% |
60 |
59 |
Divino de São Lourenço |
65,52% |
25,35% |
77 |
60 |
Pancas |
64,98% |
60,93% |
67 |
61 |
São José do Calçado |
64,95% |
28,48% |
76 |
62 |
Iúna |
64,90% |
77,35% |
36 |
63 |
Conceição da Barra |
64,24% |
80,55% |
22 |
64 |
Laranja da Terra |
64,14% |
74,83% |
45 |
65 |
Guarapari |
63,55% |
39,98% |
74 |
66 |
Fundão |
62,38% |
66,68% |
61 |
67 |
Marataízes |
62,00% |
71,50% |
55 |
68 |
Mucurici |
61,98% |
64,68% |
63 |
68 |
Água Doce do Norte |
61,98% |
73,30% |
49 |
69 |
Alto Rio Novo |
61,48% |
72,38% |
52 |
69 |
Rio Novo do Sul |
61,48% |
41,00% |
73 |
70 |
Pinheiros |
61,14% |
61,38% |
66 |
71 |
Dores do Rio Preto |
60,52% |
48,98% |
72 |
72 |
Itapemirim |
58,10% |
70,58% |
57 |
73 |
Rio Bananal |
57,86% |
73,40% |
46 |
74 |
São Domingos do Norte |
36,43% |
70,50% |
58 |
75 |
Aracruz |
35,21% |
30,55% |
75 |
CÂMARAS
Posição |
Câmara |
Nota |
Nota |
Posição |
1 |
Guarapari |
91,24% |
87,74% |
2 |
2 |
Cachoeiro de Itapemirim |
88,62% |
40,75% |
67 |
3 |
Vargem Alta |
87,29% |
78,26% |
9 |
4 |
Domingos Martins |
85,52% |
68,06% |
30 |
5 |
Ibiraçu |
83,81% |
78,04% |
11 |
6 |
Muqui |
82,10% |
70,31% |
27 |
7 |
Alfredo Chaves |
81,67% |
68,09% |
29 |
8 |
Laranja da Terra |
81,24% |
67,21% |
31 |
9 |
Venda Nova do Imigrante |
80,95% |
77,76% |
12 |
10 |
Ecoporanga |
80,67% |
75,40% |
16 |
11 |
Aracruz |
80,22% |
61,79% |
44 |
12 |
Colatina |
79,10% |
76,24% |
14 |
13 |
Marilândia |
78,38% |
58,24% |
50 |
14 |
Governador Lindenberg |
76,67% |
79,86% |
4 |
15 |
Santa Maria de Jetibá |
76,48% |
79,31% |
6 |
16 |
São Gabriel da Palha |
75,43% |
73,56% |
19 |
17 |
Conceição do Castelo |
75,21% |
70,69% |
23 |
18 |
Sooretama |
75,14% |
75,76% |
15 |
19 |
Dores do Rio Preto |
74,67% |
50,06% |
61 |
20 |
Anchieta |
74,14% |
74,86% |
17 |
21 |
Vitória |
73,44% |
89,66% |
1 |
22 |
Pinheiros |
73,14% |
84,69% |
3 |
23 |
Viana |
72,79% |
70,36% |
26 |
24 |
Vila Velha |
71,76% |
65,71% |
35 |
25 |
Boa Esperança |
71,67% |
72,84% |
20 |
26 |
Muniz Freire |
71,51% |
79,86% |
5 |
27 |
Pedro Canário |
71,00% |
33,13% |
73 |
28 |
Conceição da Barra |
70,07% |
63,41% |
38 |
29 |
João Neiva |
68,55% |
53,86% |
58 |
30 |
Santa Leopoldina |
68,52% |
66,46% |
33 |
31 |
Pancas |
68,40% |
74,79% |
18 |
32 |
Alegre |
68,19% |
62,29% |
42 |
33 |
Castelo |
66,32% |
32,91% |
74 |
34 |
Irupi |
66,05% |
54,51% |
55 |
35 |
Linhares |
65,26% |
68,81% |
28 |
36 |
Guaçuí |
64,63% |
31,11% |
75 |
37 |
Jerônimo Monteiro |
64,52% |
56,38% |
51 |
38 |
Santa Teresa |
64,40% |
70,46% |
25 |
39 |
Itarana |
64,19% |
78,36% |
8 |
39 |
Baixo Guandu |
64,19% |
53,61% |
59 |
40 |
Jaguaré |
63,88% |
79,24% |
7 |
41 |
Piúma |
63,24% |
63,26% |
39 |
42 |
Marechal Floriano |
62,33% |
70,51% |
24 |
43 |
Barra de São Francisco |
61,95% |
62,31% |
41 |
44 |
Vila Pavão |
61,43% |
66,81% |
32 |
45 |
São Domingos do Norte |
60,33% |
61,81% |
43 |
46 |
Atilio Vivacqua |
60,00% |
72,06% |
21 |
47 |
Ibatiba |
59,67% |
54,11% |
56 |
48 |
Iúna |
59,62% |
56,16% |
52 |
49 |
Nova Venécia |
59,13% |
77,49% |
13 |
50 |
Afonso Cláudio |
58,76% |
58,69% |
49 |
51 |
Águia Branca |
58,57% |
62,99% |
40 |
52 |
Vila Valério |
58,34% |
78,24% |
10 |
53 |
Alto Rio Novo |
57,93% |
66,01% |
34 |
54 |
São Roque do Canaã |
57,76% |
46,94% |
62 |
55 |
Serra |
57,44% |
71,21% |
22 |
56 |
Cariacica |
57,00% |
64,61% |
36 |
57 |
Iconha |
56,83% |
55,66% |
53 |
58 |
Presidente Kennedy |
55,64% |
61,01% |
45 |
59 |
São Mateus |
54,60% |
53,19% |
60 |
60 |
Rio Novo do Sul |
52,10% |
40,34% |
68 |
61 |
Mucurici |
49,86% |
46,26% |
63 |
62 |
Brejetuba |
49,40% |
63,64% |
37 |
63 |
Ponto Belo |
49,33% |
29,76% |
76 |
64 |
Marataízes |
49,18% |
45,76% |
65 |
65 |
Itapemirim |
47,30% |
54,03% |
57 |
66 |
Montanha |
46,00% |
46,04% |
64 |
67 |
Mimoso do Sul |
45,33% |
55,25% |
54 |
68 |
Mantenópolis |
44,12% |
35,16% |
71 |
69 |
Água Doce do Norte |
42,86% |
60,84% |
46 |
70 |
Ibitirama |
40,05% |
34,04% |
72 |
71 |
São José do Calçado |
40,00% |
42,14% |
66 |
72 |
Bom Jesus do Norte |
37,81% |
36,91% |
70 |
73 |
Rio Bananal |
35,96% |
59,21% |
48 |
74 |
Apiacá |
35,63% |
22,15% |
77 |
75 |
Fundão |
35,33% |
60,14% |
47 |
76 |
Itaguaçu |
34,64% |
39,05% |
69 |
77 |
Divino de São Lourenço |
26,15% |
16,17% |
78 |
ÓRGÃOS E PODERES ESTADUAIS
ÓRGÃO |
NOTA |
Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo |
86,97% |
Governo do Estado do Espírito Santo |
80,98% |
Assembleia Legislativa |
72,07% |
Tribunal de Justiça |
60,57% |
Ministério Público do ES |
54,13% |
Processo TC 4847/2020
Texto: Lucia Garcia
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866