Conselheiros e auditoras do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) participaram, nesta quinta-feira (05), de reunião promovida pelo Ministério Público Estadual (MPES) com secretários, subsecretários e representantes das áreas de Saúde e Educação dos municípios da Grande Vitória. Também participaram as auditoras Claudia Mattiello e Maytê Aguiar. Em pauta: a vacinação contra Covid-19 entre crianças e adolescentes. Fiscalização do TCE-ES demonstrou que o percentual de imunização está bem abaixo da meta estabelecida para a faixa etária, com grande disparidade entre os municípios capixabas.
O presidente da Corte, conselheiro Rodrigo Chamoun, provocou os presentes, lembrando do período em que a vacinação, com a presença do Zé Gotinha, era festa. “Acho que é consenso de todos que já vivemos no país do Zé Gotinha, onde vacinação não era uma questão. Mas hoje, não só relacionados a Covid-19, mas a todos imunizantes, estamos em novo tempo, em que há uma sabotagem em relação às vacinas em geral. Temos que colocar o pé no chão e lutar muito para virar essa mesa”, destacou.
Relator do processo de fiscalização da imunização, o conselheiro Domingos Taufner apresentou os dados mais recentes sobre a situação da vacinação infantil na Grande Vitória. Com a primeira dose, foram vacinados em:
Guarapari – 32,41%;
Serra – 42,94;
Vila Velha – 45,85%;
Cariacica – 49,71;
Viana – 51,58%;
Vitoria – 61,61; e
Fundão – 61,97%.
Taufner ainda ressaltou que a fiscalização do TCE-ES identificou falta de articulação entre as secretarias de Saúde e de Educação, o que seria importante a vacina chegar às crianças. “Somos sabedores da dificuldade que vocês passam, da saúde, passam. As demandas são grandes e os recursos, seja capital ou pessoal, limitados”, reconheceu o conselheiro, dizendo, porém, que a vacinação infantil é uma importante etapa que tem que ser vencida.
Em sua fala inicial, a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, também destacou os dados abaixo da meta da vacinação infantil. “O Brasil sempre foi referência na imunização. Nesse período tão desafiador, temos pessoas com dúvida, derrubado indicadores em relação a vacinas. A ideia neste encontro é dialogarmos.”
Em seguida, os representantes dos municípios elencaram as ações promovidas até o momento, relataram as dificuldades que estão enfrentando e quais as propostas para a melhoria dos índices. Todos também foram questionados pela procuradora-geral e pelos conselheiros, para que, juntos, buscassem informações e boas práticas para serem compartilhadas.
Essa foi a primeira reunião sobre o tema, promovida pelo MPES. Outras regiões também serão convidadas para debater sobre a temática.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866