Dezesseis servidores que acumularam anos ou décadas de dedicação ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), e que se aposentaram em 2020, 2021 e 2022, durante a pandemia, foram homenageados pelos serviços prestados à Corte, em solenidade realizada nesta quarta-feira (8). O evento ocorreu no plenário do TCE-ES, com a presença também de alguns familiares dos ex-servidores.
O presidente, conselheiro Rodrigo Chamoun, fez a entrega de um certificado aos aposentados. Alguns deles trabalharam na Corte por até 40 anos, como foi o caso da servidora Silvia Natalia Martins Braga, a Silvinha, que nos últimos anos atuou na diretoria-geral, e do servidor João Carlos Batista.
Em seu discurso, Chamoun destacou que essa homenagem deve ser vista como a celebração do trabalho realizado, diuturno, para que a administração pública funcione melhor.
“Trabalhamos tanto tempo juntos, compartilhamos tantas coisas na vida profissional. Muitas vezes passamos mais tempo no local de trabalho do que com nossas famílias, aqui passa a ser uma extensão de nossas casas. São dias que vem muitos momentos de felicidade, apreensão, dúvidas, decepção. Esta homenagem é o Tribunal reconhecendo a importância de sua história”, disse.
“O maior ativo de qualquer organização são as pessoas. Não são os prédios, computador, embora eles hoje sejam fundamentais em nossas vidas. Isso é um jeito do Tribunal não esquecer aquelas pessoas que contribuíram muito ao longo de anos e décadas, para que o Tribunal seja mais relevante e útil para a sociedade”, concluiu.
A secretária-geral Administrativa e Financeira Arinélia Aguiar também pontuou que a construção da instituição passou por cada um dos homenageados.
“Sabemos que a construção do Tribunal foi através de vocês. Com certeza hoje somos maiores e melhores graças às pessoas que passaram e contribuíram. Hoje não é uma despedida, pois vocês já estão em uma nova caminhada, com projetos financeiros, sociais, culturais, e o que mais a vida possa oferecer a vocês. Hoje é dia de agradecer e comemorar a trajetória de cada um de vocês no Tribunal”, afirmou.
Já a secretária de Gestão de Pessoas Claudia Stancioli relatou que essa solenidade era um desejo que a equipe da SGP já vinha construindo há muitos anos. “Quando um servidor vai embora para se aposentar, a gente sente saudade, sente falta dele. Desejamos muitas felicidades nessa nova fase da vida de vocês que se inicia. Que celebrem seus momentos, que coloquem em prática seus sonhos, seus projetos, que se exercitem, cuidem das pessoas amadas e de vocês. Para o que precisarem, estaremos aqui para atendê-los”, declarou.
Discurso
Durante a entrega dos certificados, a servidora aposentada Tânia Mara Borges da Costa, que trabalhou por 24 anos na Corte, também discursou, trazendo uma filosofia para reflexão.
“Se você pensa que é um derrotado, você é derrotado. Se você pensar que quer a vitória, mas não a qualquer custo, e não tiver a convicção de que a obterá, você não conseguirá nada. Mesmo que você queira vencer, mas você pensa que não vai conseguir, a vitória jamais sorrirá para você. Se você fizer as coisas pela metade, relaxadamente, você já é um fracassado. Nós descobrimos nesse mundo que o sucesso começa pela nossa intenção, como dizia Platão. O sucesso é determinado pelo nosso espírito. Se almeja atingir uma posição mais elevada, você deve, antes de obter a sua vitória, estar muito consciente de como será a sua vitória. Para agir com equidade e ser, por excelência, justo”, declarou.
Tânia parabenizou os colegas.
“Trouxe essa reflexão porque eu creio que todos nós passamos por esses desafios, e nós conseguimos. Com a graça, com as virtudes, com as competências, as qualidades que nós conseguimos chegar aqui, que os senhores permaneçam, e que a infinita sabedoria do eterno possa entranhar-se nos vossos juízos, serem traduzidos nos vossos méritos, e que esse Tribunal de Contas, composto de pessoas tão extraordinárias, possa de fato fazer uma diferença no nosso país, através dos seus julgados, seus atos, auditorias, ser um Estado diferenciado, exemplo para nossa federação”, disse.
Após a solenidade, os aposentados confraternizaram em um café, oferecido pelas Associações de classe.
Veja quem foram os homenageados e o tempo de serviços prestados ao Tribunal:
João Luiz Cotta Lovatti – 18 anos
Agostinho Lovato Neto – 39 anos
Antonio César Régisl Léllis – 24 anos
Catia Neves Neri de Carvalho – 25 anos
Clotilde Nunes – 24 anos.
Eliane Maria Lugão Coimbra – 24 anos
Fabiana Pereira Azevedo Zavier – 39 anos
Joana Dar’c de Fatima Martins Magro – 41 anos
João Attila Vieira Caldellas – 17 anos
João Carlos Batista – 40 anos
Luiz Guilherme Vieira – 23 anos
Maria Cecília Brunello – 25 anos
Maria Elisabeth Pavan Barros – 37 anos
Tânia Mara Borges da Costa – 24 anos
Viviane Coser Boynard – 20 anos
Silvia Natalia Martins Braga – 40 anos
Confira as fotos da solenidade:
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866