Chegando em Colatina para realizar a abertura do Enfoc (Encontro de Formação em Controle), nesta segunda-feira (27), o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Rodrigo Chamoun, e os secretários de controle externo da instituição visitaram a prefeitura e participaram da inauguração do Centro do Empreendedor, no município.
Colatina é o 2º polo do Estado a realizar o encontro de capacitação, que também vai contemplar gestores e servidores de outros 11 municípios da região: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte e Sooretama.
O Enfoc oferece 17 cursos gratuitos sobre temas ligados à gestão e ao controle das contas públicas. As inscrições para o polo de Colatina ainda estão abertas, pelo site (clique aqui). Eles serão realizados de 27 de junho a 01 de agosto.
No início da manhã, Chamoun concedeu entrevista à Rádio Difusora, no município do noroeste capixaba, para divulgar o encontro.
Em seguida, ele e o secretário-geral de Controle Externo, Donato Volkers, e as secretárias de Controle Externo Cláudia Mattiello, de Políticas Públicas e Sociais, Flávia Holz, de Fiscalizações, e Simone Velten, de Contabilidade, Economia e Gestão Fiscal foram à Prefeitura de Colatina, recepcionados pelo prefeito Guerino Balestrassi e secretários.
O prefeito agradeceu o trabalho realizado pelo TCE-ES na região.
“Com as dificuldades de arrecadação, temos que ter muito critério nos nossos programas. Que bom que vi hoje que estão fazendo a avaliação das políticas públicas. Isso é fundamental, e é uma deficiência que vejo no governo federal. Minha palavra é de agradecimento”, disse Balestrassi.
O presidente do TCE-ES, Rodrigo Chamoun, explicou sobre a motivação para o encontro de formação.
“O poder público tem uma capacidade muito grande de transformar a vida das pessoas. Mas para isso precisa ter gestão, e gestão precisa ter controle, que é o nosso papel. Pode ser aquele controle do ‘chicote’, ou o controle que é rigoroso, mas é orientador, é equilibrado, ponderado, não espanta e paralisa a gestão. Todos nós estamos em transformação, a gestão pública e o sistema de controle”, disse.
Nesse contexto, o conselheiro explicou como são os três focos estratégicos e áreas de atuação das secretarias de controle externo do TCE-ES.
“Nessa trilha, viemos cumprir aqui o nosso primeiro e maior papel: o de orientação. De treinamento, com cursos sobre legislação, contabilidade e outros temas”, pontuou.
O controlador-geral do Município, Jonathan Gervasio, também agradeceu o suporte oferecido pelo Tribunal à administração.
“A experiência com todos do TCE-ES tem sido muito produtiva. O Chamoun traz um novo foco do controle, que é ser mais parceiro, que é estar junto. O apoio e a presença do Tribunal fortalecem e trazem uma segurança muito boa para a gente. É muito importante esse mês que vocês vão passar aqui, nos ajuda muito”, disse.
No fim da manhã, a equipe do TCE-ES participou da inauguração do Centro do Empreendedor, no centro da cidade, também divulgando e convidando os agentes públicos para o Enfoc. No evento, estavam presentes também representantes do Sebrae, e do governo do Estado, por meio da Setades e Aderes.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866