Nome respeitado na história do esporte brasileiro e com uma trajetória de vida inspiradora, o ex-jogador da seleção brasileira de basquete, Oscar Schmidt, apresentou, nesta quarta-feira (26), sua palestra com o tema “Paixão” aos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), em comemoração do Dia do Servidor Público, na sede da Corte de Contas.
Na palestra, Schmidt apresentou sua história de vida e trajetória no esporte, marcada por momentos de motivação, superação e esforço. A partir da emocionante história, contada com fotos e vídeos de momentos decisivos, e bastidores que culminaram nas muitas vitórias em quadra, o ex-atleta trouxe a reflexão acerca da importância de haver paixão, dedicação e obstinação em tudo aquilo que fazemos.
A conversa é direcionada de acordo com os 5 valores definidos por Oscar como norteadores para o alcance do sucesso na vida profissional e pessoal de qualquer pessoa. São eles: sonho, treino, obstinação, time e paixão.
Quando falou de sonhos, Schimdt recordou uma frase de seu primeiro treinador de basquete, ainda na escola, quando ainda não tinha adquirido o “jeito” para o basquete, nem a confiança para arremessar a bola: “Comece certo, que um dia você vai acertar muitas cestas”.
Mostrando fotos de sua trajetória, Oscar relembrou sobre como cresceu rapidamente na carreira de jogador de basquete, com muito esforço e dedicação, destacando que nunca teve sorte, sempre correu atrás de seu objetivo, encorajando os servidores a fazerem o mesmo.
“Meu sonho não veio até mim. Eu tive que ir atrás dele”, declarou.
Referente ao treino, o palestrante aconselhou os ouvintes a nunca pararem de praticar e de adquirir conhecimento: “Não há uma pessoa que possa ter vencido sem treinar”, afirmou.
A obstinação é relatada com a história de Oscar junto à seleção brasileira de basquete, quando, depois de ganharem uma importante partida nos Estados Unidos, não aceitaram receber o prêmio sem que o hino nacional brasileiro fosse tocado.
“Você não precisa ganhar o pan-americano para ganhar a vida. O que importa são as vitórias do dia a dia”, aconselhou Oscar.
Além disso, Schmidt destacou a importância do apoio ao time por parte de toda a equipe: “Mesmo quem está no banco de reservas, deve torcer e apoiar os companheiros”, disse.
A palestra é finalizada com o ex-jogador descrevendo brevemente sua luta contra o câncer, detectado nos anos de 2011 e 2013. Ele afirmou que é preciso ter paixão pela função que desempenhamos, bem como, saber a hora de se reinventar, como maneira de não perder a vontade pela realização de seus sonhos.
Oscar Schmidt foi aplaudido de pé pelos servidores presentes no evento, recebendo o carinho e a admiração de todos por sua história de vida, a qual puderam conhecer mais a fundo durante a palestra.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866