O Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) julgou regulares as contas de 2021 do Banestes, o Banco do Estado do Espírito Santo S/A. A aprovação das contas aconteceu na sessão virtual do Plenário, no dia 24 de novembro. Todos os conselheiros acompanharam o voto do relator, conselheiro Sérgio Borges.
Os relatórios da área técnica do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas também opinaram pela aprovação das informações apresentadas. Dez gestores se responsabilizaram pelos dados da Unidade Gestora, entre eles José Amarildo Casagrande, diretor-presidente do Banco, e Alcio de Araújo, diretor de Administração do Banestes.
A Prestação de Contas Anual (PCA) foi entregue ao Tribunal de Contas no dia 27 de maio, observando o prazo definido pela legislação. Entre as informações apresentadas, destaca-se o lucro líquido do Banestes no quarto trimestre de 2021: R$ 76 milhões. Com isso, o lucro líquido anual atingiu a marca de R$ 251 milhões – um aumento de 8,1% na comparação com o exercício de 2020.
Antes do envio da Prestação de Contas Anual, foi realizada uma auditoria independente das demonstrações financeiras do banco. O serviço foi realizado pela empresa PricewaterhouseCoopers. Segundo a auditoria, as demonstrações financeiras apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do Banestes e suas controladas.
Seguindo o mesmo relatório independente, os conselhos Fiscal e de Administração do Banestes também emitiram pareceres favoráveis ao relatório da administração e das demonstrações financeiras.
Por fim, não foi registrado pela área técnica qualquer ação monitorável pertinente ao exercício de 2021, entendimento que foi seguido pelo relator do processo e demais conselheiros do Tribunal de Contas.
Conforme o Regimento Interno do TCE-ES, dessa decisão cabe recurso.
Processo TC 6437/2022
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866