Fomentando cada vez mais a cultura de análise de dados a cada ano, a secretaria de Tecnologia da Informação de Soluções para o Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (STICEX) traz consigo importantes responsabilidades para 2023: participar da maior parte dos projetos prioritários do tribunal, e incrementar, ainda mais, o inovador Painel de Controle.
A auditora Elizabeth Klippel, Secretária da área, detalhou as novidades para o ano, em entrevista à Ascom. Confira:
Dos 21 projetos prioritários do TCE-ES de 2023, 16 envolvem recursos de Tecnologia da Informação, área fundamental para se alcançar eficiência e efetividade das ações administrativas e de controle externo. Quais deles são focados no controle externo, diretamente?
A STICEX, por meio dos seus 4 núcleos, responde pela gestão de TI de 10 projetos prioritários de 2023. Estes projetos têm seus produtos materializados em duas das nossas plataformas: 7 na plataforma do CidadES e 3 na plataforma do Painel de Controle. (veja quais são na tabela, no final da matéria)
Em todos os projetos trabalhamos maciçamente com dados. Recebemos, tratamos e preparamos estes dados para serem consumidos pelos nossos sistemas, pelos servidores do TCE-ES, pelos gestores públicos e pela sociedade.
A qualidade dos dados é essencial para garantir a segurança do uso. Receber os dados de forma segura e consistente não é uma tarefa fácil. Atualmente só no CidadES mantemos mais de 4000 verificações eletrônicas (que internamente chamamos de consistências) que garantem a completude e a integridade dos dados recebidos.
O que a utilização de informações atualizadas e estratégicas obtidas por meio dos sistemas de tecnologia da informação poderá possibilitar de novidade?
Há alguns anos temos buscado o fortalecimento da cultura de análise de dados no TCE-ES. Ter uma cultura de análise de dados significa estabelecer um “ambiente” que coloca a análise de informações no centro de todos os trabalhos e ações do controle externo.
Isto engloba desde cuidar do recebimento dos dados até a sua disponibilização para uso nas fiscalizações eletrônicas realizadas via sistemas, geração automática de peças processuais com características opinativas geradas a partir de regras de negócios mapeadas junto à área técnica, tratamento e disponibilização dos dados de forma acessível aos servidores sem formação de TI, construção de painéis e observatórios que permitam o controle social e sirvam como auxiliares dos gestores públicos para tomada de decisão.
Envolvidos pela cultura de análise dados e utilizando as tecnologias certas, nós servidores seremos cada vez mais capazes de fazermos perguntas impulsionadas pelos dados, de desenvolvermos formas eletrônicas de fiscalização e de instrução processual e de pensarmos em novas aplicações que sistematizam e digitalizam a “inteligência do negócio”, sempre buscando o aprimoramento e a tempestividade do controle externo.
No ano passado, a área de T.I. realizou o TechDay, para ampliar o uso de ferramentas de tecnologia pelos auditores. O que está previsto para esse ano nessa frente?
Vamos continuar favorecendo a cultura de análise de dados. É um trabalho árduo, mas estamos avançando a cada ano. 2023 não será diferente. Muita coisa já foi feita.
Utilizando nossas bases de dados e bases externas, atualmente temos diversas funcionalidades que geram minutas de peças processuais com características opinativas; realizam fiscalizações eletrônicas dos dados, disponibilizam um grande número de painéis usados pelos gestores no auxílio da tomada de decisões e pela sociedade para o exercício do controle social, como os painéis de previdência, o de PPPs e o de obras.
Também realizam predições, como as realizadas no “Painel de projeções” e no “Painel de obras com risco de paralisação” aplicando técnicas de inteligência artificial, e permitem o acesso às bases de dados preparadas para serem exploradas de forma autônoma pelos servidores do TCE-ES via ferramentas de BI, como o Power BI e o Tableau.
A base de dados do TCE-ES já está entre uma das maiores, entre as instituições. Ela ainda deve crescer mais?
Temos nossa base de dados interna, que é o CidadES, e também tem bases externas que a gente recebe e captura. Para esse ano, por exemplo, vamos trazer a base do SNIS, para fazer o Painel de Saneamento. Vamos ter um estudo para trazer outras bases externas, para a área de políticas públicas. Vamos acrescentar novos paineis no Painel de Controle, e sempre trazemos coisa novas nos Paineis de Folha de pagamento, de Educação, com base no CidadES. Vale lembrar que essas bases também vão para o nosso Portal de Análise de Dados, que é de uso interno, para permitir que o servidor faça sua análise de dados.
Quais são as novidades previstas para o Painel de Controle?
As principais entregas do projeto Painel de Controle para 2023 serão:
Painel CAPAG (demonstrando a capacidade de pagamento dos municípios)
Painel Dívida Consolidada Líquida municipal (demonstrando o endividamento dos municípios)
Painel com dados das prestações de contas anuais não autuadas (atendendo a Resolução 352/2021)
Painel para apresentação do superávit financeiro dos municípios
Painel de Assistência Social – CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)
Painel do Marco de Saneamento
Evolução do painel de Educação
Evolução do painel de Saúde
Como você vê o fato de o Tribunal de Contas do Espírito Santo ter alcançado posição de vanguarda como um dos mais desenvolvidos em TI?
Ainda temos muitas entregas para fazer, hoje temos uma posição consolidada, de destaque em nível nacional, que tende a se consolidar e se manter. Esse também é nosso objetivo em 2023. Está na nossa missão, ser referência entre os TCs, e a gente conseguiu, com o empenho de todos os nossos servidores.
Projetos prioritários de 2023 com gestão de TI na STICEX
CidadES – Contas (2023) |
CidadES – Contratação (2023) |
CidadES – Relatórios para ações de controle (2023) |
CidadES – Atos de Pessoal – Admissão (2023) |
CidadES – Atos de Pessoal – Concessão de Benefícios (2023) |
CidadES – Folha de Pagamento (2023) |
CidadES – Ambiente de análise de contas (2023) |
Painel de Controle (2023) |
Monitoramento das Políticas Públicas Sociais |
Observatório do Saneamento Básico do Espírito Santo |
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866