Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) receberam na tarde desta segunda-feira, dia 06, membros do judiciário capixaba para a realização de um treinamento para magistrados. A proposta da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages) idealizou o treinamento com foco na compreensão do orçamento público.
Durante a reunião estiveram presentes o conselheiro presidente do TCE-ES, Rodrigo Chamoun, e o conselheiro Diretor da Escola de Contas Públicas, Luiz Carlos Ciciliotti. Também participou a auditora de Controle Externo Bianca Sandri, que atua na Escola de Contas Públicas. Já representando os magistrados estiveram a presidente da Amages, Glicia Ribeiro, a desembargadora Marianne Júdice e o juiz de Direito Arion Mergár.
“Nós precisamos capacitar os magistrados para entender o nosso próprio orçamento. Temos juízes que trabalham com o presidente do Tribunal de Justiça que precisam ter esse conhecimento, juízes na vice-presidência, nas varas da Fazenda, e é uma forma de entender o orçamento e ajudar no dia a dia. Nós sabemos que existem orçamentos do Executivo, Legislativo e Judiciário, orçamentos diferentes, mas o fundo é um só, que é o dinheiro público”, disse a presidente da Amages.
A proposta é que o curso seja aberto a todos os juízes, mas com vagas limitadas.
O conselheiro Rodrigo Chamoun se disse honrado por ser procurado pela Amages para a elaboração de um treinamento em parceria com a Associação. “A capacitação dos magistrados em temas como Execução do Orçamento, Direito Financeiro e Contabilidade Pública é fundamental para a difusão de boas práticas nessas áreas nos municípios e Poderes do Espírito Santo”, disse o presidente ao final da reunião.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866