O presidente da Câmara Municipal de Ibatiba, Fernando Vieira, e os membros da comissão de Finanças, vereadores João Pedro Rocha e Robertinho Magnético, estiveram reunidos na tarde da última sexta-feira (17) com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Rodrigo Chamoun, para dialogar sobre o Parecer Prévio sobre a Prestação de Contas Anual (PCA), que é emitido pelo Tribunal de Contas, e o julgamento das contas a ser feito pela Câmara Municipal, a partir desse documento.
A agenda foi realizada tendo em vista as normas do TCE-ES, que tornaram obrigatório o envio do resultado do julgamento das contas dos prefeitos, pelas Câmaras Municipais, via sistema CidadES. Os vereadores também quiseram debater sobre o Painel de Julgamento de Contas, que dá publicidade aos resultados da apreciação da prestação de contas pelo Legislativo.
Apesar de ser uma das principais atribuições dos vereadores julgar as contas dos prefeitos, o painel mostra que há 11 Câmaras que não julgam a prestação de contas desde 2009 – dados do dia 20 de março.
Após a reunião com o presidente Rodrigo Chamoun, o presidente da Câmara de Ibatiba, Fernando Vieira, considerou que no encontro foi possível os vereadores debaterem e questionarem sobre como podem exercer melhor seu papel.
“Esse espaço é muito bacana e valoroso, sentir que temos o apoio do Tribunal de Contas, que abre a sua casa para nos orientar e se torna mais próximo dos municípios. Sabemos que esse julgamento é de responsabilidade nossa, e não podemos nos esquivar disso, é preciso exercer o papel para o qual fomos eleitos pela sociedade. Agradeço ao tribunal pela recepção”, afirmou.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866