Representantes da Gould School of Law da University of Southern California, uma das melhores faculdades de Direito dos Estados Unidos, foram recebidos no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) na tarde desta sexta-feira (24). Ashley Sim e Marcus Costa se reuniram com o presidente do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Chamoun, e os auditores Luana Sampaio, Andrea Beconha e Odilson Barbosa Junior. No encontro, os participantes conversaram sobre as diferenças de controle nos dois países.
“Nos Estados Unidos quem faz o julgamento dos agentes públicos é o Congresso. Já aqui no Brasil esse papel é dado aos Tribunais de Contas, que faz tanto a análise das contas quanto a avaliação das políticas públicas”, disse o presidente do TCE-ES.
Durante o bate-papo, Chamoun também destacou a atuação do TCE-ES na vacinação contra a Covid-19. Ele lembrou que durante uma fiscalização foi constatado que 24 municípios utilizavam refrigeradores domésticos para o armazenamento de vacinas, fora dos padrões recomendados. Para solucionar o problema, os conselheiros concederam uma cautelar para que os municípios se adequassem e assim foi feito.
Ao final do encontro, os visitantes presentearam Chamoun com uma série de informativos sobre a School of Law da University of Southern California. Os representantes da universidade também se colocaram à disposição para futuros convênios e parcerias.
Pela manhã, Ashley Sim e Marcus Costa participaram de um painel acadêmico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que contou com a participação de alunos e professores da Universidade. Entre os participantes estava a auditora de Controle Externo do TCE-ES, Luana Sampaio, mestre e graduada em Direito pela Ufes.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866