Conselheiros e secretários de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) receberam, na tarde desta segunda-feira (27), os deputados estaduais que compõem a frente parlamentar que vai fiscalizar obras paralisadas no Estado. O presidente do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Chamoun, que estava em São Paulo e participou do encontro de maneira virtual, ressaltou que o objetivo da reunião é unir esforços para “desatar os nós”, impedindo que novas obras sejam paralisadas e qual a estratégia para retomada.
Estiveram presentes na reunião os conselheiros Luiz Carlos Ciciliotti e Sérgio Aboudib, o secretário-Geral de Controle Externo, Donato Moutinho, e a secretária de Controle Externo de Fiscalizações, Flávia Holz. A Assembleia Legislativa foi representada pelo presidente da frente parlamentar, Theodorico Ferraço, e pelos deputados Danilo Bahiense, Coronel Weliton, Lucas Polese, Callegari e Alcântaro Filho.
Logo na abertura do encontro, Chamoun destacou como eram feitas as fiscalizações há alguns anos e como são feitas as verificações atualmente. “Antes, o Tribunal agia somente depois que o problema já tinha acontecido. Hoje, conseguimos atuar de forma rápida para que as obras sejam entregues com qualidade, dentro do prazo pactuado e com preço justo”, disse o presidente do TCE-ES.
O presidente da frente parlamentar ressaltou que o objetivo dos deputados estaduais é o mesmo que o do Tribunal de Contas: fiscalizar as obras para evitar que paralisações aconteçam. “A gente tem vários exemplos de obras paralisadas aqui no Estado. Para evitar que isso não se repita, precisamos entender o que motiva essas paralisações e o que podemos fazer para que elas voltem a ser tocadas”, pontuou Theodorico Ferraço.
Logo após as falas iniciais, a secretária de Controle Externo de Fiscalizações apresentou aos deputados e seus assessores como é a organização dos núcleos de fiscalização do Tribunal, explicou quais pontos o Tribunal considera em suas auditorias e mostrou as informações disponíveis no Painel Obras Públicas.
Segundo Theodorico Ferraço, que falou em nome dos demais deputados estaduais, o Tribunal de Contas deixou uma impressão muito boa. “Vemos que o Tribunal trabalha pela retomada das obras e para evitar que outras venham a ser paralisadas. É exatamente esse o objetivo dessa frente parlamentar que formamos”, disse.
Por fim, os representantes do TCE-ES e da Assembleia Legislativa se propuseram a seguir trabalhando em unidade, inclusive com a participação de outras instituições, para reduzir o número de obras paralisadas do Estado e auxiliar na retomada das que estão sem continuidade.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866