Nesta terça-feira (28), a Secretaria Geral de Controle Externo (Segex) da Corte de Contas foi procurada pela equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) com o intuito de conhecer boas práticas e aprimorar o fluxo de trabalho quanto à gestão fiscal.
Além da troca de experiência e o compartilhamento das boas práticas aplicadas na gestão fiscal do TCE-ES, foi apresentado o organograma com a estrutura da área técnica e também a forma de atuação dos núcleos na instrução das prestações de contas do governador e prefeitos na Corte.
Também na reunião foram abordadas as rotinas, as ferramentas de análise e os procedimentos utilizados no acompanhamento mensal da gestão fiscal estadual e municipal. Além disso, foram apresentados os produtos disponibilizados mensalmente ao acesso público como o Painel de Controle, o Boletim da Macrogestão Governamental, e os estudos importantes abrangendo riscos e ameaças à sustentabilidade fiscal divulgados por meio dos informativos do Núcleo de Controle Externo de Avaliação de Tendências e Riscos (NATR).
Ao final, o TCE-PA informou que também possuem uma boa prática a ser compartilhada com o Tribunal de Contas do Espírito Santo sobre as matrizes de gestão de riscos. Mariza de Souza Macedo, uma das integrantes da equipe da Segex do TCE-ES, disse que será agendada uma próxima reunião para a continuação dessa troca de experiências entre os tribunais.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866