Seguindo com o propósito de aproximar o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e dialogar com gestores, o presidente da Corte, conselheiro Rodrigo Chamoun, e o diretor da Escola de Contas Públicas Mariazinha Vellozo Lucas, conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti, fizeram, na manhã desta quarta-feira (12), visita institucional à prefeitura de Alegre. Lá eles foram recebidos pelo prefeito Nirrô Emerick e diversos secretários municipais.
Logo no início do encontro, Chamoun destacou a missão da Corte de Contas em orientar os gestores municipais para que haja uma boa governança e falou sobre a forma de trabalho do TCE-ES. “A tempestividade é questão de honra no Tribunal. Com isso, damos segurança jurídica e previsibilidade para os gestores”, disse o presidente do TCE-ES lembrando a recente avaliação da desestatização da ES Gás, empresa estatal que foi leiloada no fim de março.
Enfoc
Já Ciciliotti destacou os cursos que serão oferecidos pelo TCE-ES no Encontro de Formação em Controle (Enfoc), que será realizado até o dia 5 de maio no polo sediado em Alegre. “Esse é um encontro muito importante e útil para os gestores. Nele são tratados diversos temas relevantes e que contribuem para o bom andamento da gestão municipal”, disse o conselheiro.
Veja os cursos e faça a inscrição no Enfoc Alegre!
Alegre
O prefeito Nirrô deu boas-vindas aos membros do TCE-ES e apresentou seu secretariado. Ele fez um breve relato da situação econômica do município, destacando avanços em diferentes áreas.
Os participantes debateram questões previdenciárias, a possibilidade de realização de um concurso público no município e as preparações para o Festival de Alegre – evento que volta a ser realizado no município após oito anos.
Estiveram presentes no encontro os secretários Rogério Siqueira (Finanças e Planejamento), Rafael Nicácio (Governo), Wagner Pires (Administração), Ediane Vital (Assistência Social e Direitos Humanos), Edomar Junior (Procuradoria Geral), Kassio Amorim (Controladoria Geral), Jacqueline da Silva (Instituto de Previdência), Vanderson Campos (Educação), Graziela da Silva (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Cássio Frauches (diretor da Fafia), Segio Ridolphi (Obras, Saneamento e Serviços Urbanos) e Emerson Alves (Saúde).
Já pelo TCE-ES também participaram o secretário-geral de controle externo, Donato Volkers Moutinho; a secretária de controle externo de Fiscalizações, Flavia Holz; a secretária de controle externo de Contabilidade, Economia e Gestão Fiscal, Simone Velten; a secretária de Controle Externo de Políticas Públicas e Sociais, Cláudia Matiello; o secretário-geral das Sessões, Odilson Barbosa Junior; e a coordenadora em exercício da Comunicação, Mariana Montenegro.
Ifes-Alegre
Antes do encontro na prefeitura, os representantes do TCE-ES conheceram as instalações e a história do campus de Alegre do Instituto Federal do Espírito Santo, que atualmente tem mais de mil alunos – divididos em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.
A diretora de Administração e Planejamento, Maria Valdete Tannuri, acompanhada por demais servidores do Ifes, mostraram os espaços de ensino e extensão do Instituto, com destaque para as áreas destinadas à Zootecnia.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866