Se você ainda tem a imagem de um serviço público atrasado, inchado e pouco eficiente, certamente não está por dentro dos conceitos de governança aplicada ao setor público. O assunto é um dos que está em destaque no curso “Gestão de Riscos Aplicada ao Setor Público”, presente no Encontro de Formação em Controle (Enfoc) deste ano.
Quem ministra o curso é a servidora do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo Eliane Cabrini, que tem quase 20 anos de experiência na área de gestão. No período, Eliane passou por empresas multinacionais e diferentes órgãos públicos. “Na minha vida profissional vi funcionar e que é possível e urgente aplicar nas organizações públicas o que já é maduro nas organizações privadas. Conceitos que trazem segurança e agilidade nas tomadas de decisão dos gestores”, disse.
Mas se o curso fala sobre a gestão de riscos aplicada ao setor público, quais riscos são esses? Eliane explica: “Onde há objetivos, há riscos! Desde não atingir um resultado esperado e importante para a sociedade como o de tomar decisões ruins. Digamos que uma prefeitura, por exemplo, tenha o objetivo de construir uma escola. A escola pronta é o resultado. E quais os riscos dessa obra não ser concluída? Existem riscos operacionais, como na contratação, e riscos estratégicos envolvidos em toda cadeia de decisões”, esclareceu.
E este exemplo da construção da escola por uma administração pode ser replicado para tantas e tantas situações. “Toda organização tem recursos finitos, por isso, no curso debatemos a importância de se antever os riscos, de identificá-los, de analisá- los e de elaborar um planejamento de respostas contundente.”
Turma inaugural
A primeira turma a ter esse curso foi a que participou do Enfoc em Linhares e, na avaliação da professora, o retorno foi muito positivo. “A turma foi bastante expressiva. Percebo que existe uma curiosidade grande com relação ao tema. Como o nível de conhecimento varia muito entre os participantes, tento sempre introduzir os temas deixando outros canais para quem quiser se aprofundar mais nas ideias”, disse Eliane.
No Enfoc que está sendo realizado em Alegre, o curso “Gestão de Riscos Aplicada ao Setor Público”, vai acontecer no dia 25 de abril. “Acredito que teremos uma boa procura pelo curso e acho importante destacar que os debates não terminam no final da aula. Nós criamos um grupo com participantes para seguirmos conversando sobre a governança e as formas de melhorar a atuação do poder público”, concluiu a servidora do TCE-ES.
Clique AQUI para fazer a inscrição no Enfoc.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866