A solenidade de abertura do V Simpósio Nacional de Educação (Sined) foi realizada na noite desta quarta-feira (10), na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em Goiânia. O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Rodrigo Coelho participou da mesa de honra do evento. Já a auditora de Controle Externo e coordenadora Núcleo de Controle Externo de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas em Educação (Neduc), Paula Sabra, expôs os resultados da auditoria coordenada em educação, realizada pelos 32 TCs do país.
Paula apresentou os resultados da fiscalização nacional, fazendo um breve histórico da proposta de auditoria, desenvolvimento dos questionários e treinamento das equipes que fizeram as visitas às escolas. Durante três dias foram feitas fiscalizações em mais de mil escolas, com a participação de 785 auditores de Controle Externo.
Logo depois, a auditora citou alguns dos achados durante a fiscalização.
“Foram muitas situações observadas. Problemas dentro da sala de aula, com infestação de cupins. Problemas fora da sala de aula, como uma escola com cerca de arame farpado em vez de muro, com esgoto no pátio, entre outros pontos”, destacou a coordenadora do Neduc do TCE-ES.
Ainda na solenidade, a ministra da Educação em exercício, Izolda Cela, apresentou um panorama dos desafios e das principais propostas para que a Educação siga evoluindo. “Não tenho ilusões quanto a passes de mágica e receitas miraculosas, mas acredito que quando a política é bem desenhada, tem foco, engajamento, acredito que é possível avançar. Estamos distantes de oferecer a escola de qualidade que é necessária para todas as pessoas”, disse.
“As pessoas precisam compreender que a gente não vai longe se não houver uma transformação de oportunidades para os jovens do nosso país”, acrescentou a ministra da Educação em exercício ressaltando a relevância do tema para o desenvolvimento do país.
Também participaram da solenidade de abertura o presidente do TCE-GO, conselheiro Saulo Marques Mesquita; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), conselheiro Joaquim de Castro; o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes Lima; o vice-presidente Executivo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson de Sousa Silva; além de representantes do governo do Estado de Goiás, e do município de Goiânia.
Antes das saudações iniciais, crianças que fazem parte do Projeto Segurarte, em parceria com a Polícia Militar do Estado de Goiás, fizeram uma apresentação musical e cantaram o hino nacional. A apresentação foi seguida pelos cumprimentos dos componentes da mesa.
Ao final da apresentação de Izolda Cela, Rodrigo Coelho a entregou uma singela homenagem em nome de toda a organização do evento.
O Sined
O V Sined é uma promoção conjunta do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Educação (CTE-IRB). A programação aborda temas relevantes para a educação pública como a qualidade do ensino, o controle externo, a inteligência artificial e a articulação e colaboração nos ambientes educativos. O evento tem o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom). Clique AQUI para ver o primeiro dia do evento.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866