As últimas palestras da 5ª edição do Simpósio Nacional de Educação (Sined), realizado no Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em Goiânia, tiveram como foco a capacitação dos professores e a utilização da inteligência artificial. Durante o evento, foi apresentado um vídeo do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), onde será realizada a próxima edição do Simpósio.
O primeiro painel foi mediado pelo conselheiro Rodrigo Coelho, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). O debate teve como tema “Professor: A profissão das profissões” e contou com a participação do coordenador do projeto Profissão Docente e ex-secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, Haroldo Correa Rocha e do presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Goiás (Undime), professor Miguel Ribeiro.
Logo após o primeiro painel, foi exibido o vídeo de convite para o VI Sined, convite feito pelo conselheiro Kennedy Barros, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí. (TCE-PI). Ele parabenizou a organização do Sined realizado em Goiânia e convidou todos a participarem da 6ª edição do Simpósio. O evento acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024.
O painel seguinte teve como tema “Inteligência Artificial e Tecnologia na Educação Pública e no Controle”. O debate foi mediado pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Gerson Sicca. Os painelistas foram os professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) Anderson Soares e Fernando Filgueiras.
Complemento
Na parte da tarde, foram realizados outros três painéis. O primeiro deles teve como tema “Educação e primeira infância, convidando a virem à frente”. Os palestrantes foram o professor da UFG Thiago Alves, o subsecretário de Educação e diretor-presidente da Escola de Formação de Professores de Sobral, Ceará, professor Amaury Gomes, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Edson Ferrari. Ferrari é presidente do Comitê da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB). Todo o debate foi mediado por Cilene Lago, conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR).
O tema seguinte foi “Novos arranjos administrativos para educação infantil e seus reflexos no controle externo”. A conversa foi mediada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) Fabrício Motta e os painelistas foram o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) Cláudio Terrão e a presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo, Laís Figueiredo Lopes.
Finalizando o evento, o conselheiro Fabrício Motta também mediou a conversa sobre Educação e Equidade com os professores Guilherme Lichand e a professora Cláudia Costin.
O Sined
O V Sined é uma promoção conjunta do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Educação (CTE-IRB). A programação aborda temas relevantes para a educação pública como a qualidade do ensino, o controle externo, a inteligência artificial e a articulação e colaboração nos ambientes educativos.
O evento tem o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom). Clique AQUI para assistir aos debates.
Veja como foi o Painel:
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866