O setor de Assessoria de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) foi elevada à Secretaria de Comunicação (Secom). O projeto de Emenda Regimental foi aprovado na sessão do Plenário da tarde desta terça (13). A decisão considerou a necessidade de atualização da composição e da estrutura da unidade responsável pelo assessoramento de comunicação da Corte de Contas e reconhece os avanços que já foram consagrados na prática da atual gestão e que fizeram da Ascom referência no segmento em âmbito nacional.
A Secom é responsável por planejar, promover, orientar e desenvolver as atividades de imprensa, publicidade, marketing, relações públicas, cerimonial, divulgação de eventos do Tribunal.
“Ao se tornar uma secretaria, passamos a ter uma posição estratégica e central, com maior capacidade de coordenar e articular as atividades de comunicação em toda a Instituição. A nova estrutura nos permitirá atuar como um ponto focal para integrar diferentes setores do Tribunal, promovendo o alinhamento das mensagens e ações de comunicação. Essa mudança vai resultar em uma comunicação mais eficiente, uma imagem mais positiva e um relacionamento mais sólido com nossos públicos-alvos.”, afirmou o secretário de Comunicação, Rodrigo Sant’Ana.
Na sessão de aprovação da emenda regimental, o conselheiro Domingos Taufner destacou seu apoio à criação da secretaria. “Gostaria de registrar a importância deste setor para o TCE-ES e para o sistema de Controle Externo como um todo. Essa mudança aprimora o nosso relacionamento com a sociedade, que já vem sendo trabalhado desde a criação da Ascom, em 2012. Hoje a nossa comunicação é reconhecida nacionalmente, e hoje elevamos mais um grau nessa caminhada” destacou.
Além dele, o conselheiro Rodrigo Coelho também comemorou a conquista. “Essa posição da comunicação também é resultado da liderança, que entende a sua importância e trabalha para que ela melhore. É de muito orgulho ver esse setor sendo tão reconhecido”, disse.
Concordando com os colegas, o conselheiro Carlos Ranna afirmou: “Sabemos da importância do órgão de comunicação para a transparência e efetividade deste Tribunal”, finalizou.
Estrutura
A estrutura da nova Secretaria é dividida em 4 núcleos: o de Jornalismo (NJornal); o de Publicidade e Marketing (NPubli); o de Audiovisual (NAVI); e o de Cerimonial, cada um responsável pelas seguintes tarefas:
1 – NJornal: Elaborar o material jornalístico produzido pelo Tribunal e cobrir eventos de relevância para a Instituição; realizar a cobertura jornalística e de eventos realizados pelo Tribunal ou de que participem autoridades ou servidores em sua representação; atualizar o conteúdo institucional e jornalístico do Portal do Tribunal e da Intranet, bem como redigir matérias para envio a órgãos e entidades parceiros; preparar, redigir e editar publicações de caráter jornalístico e informativo de interesse do Tribunal; elaborar e enviar à imprensa releases para divulgar as atividades desempenhadas pela Corte de Contas; e preparar e redigir roteiros de podcasts.
2 – NPubli: Planejar, coordenar e executar projetos e atividades de publicidade, marketing, eventos e promoções para divulgação de ações institucionais, em articulação com as demais unidades do Tribunal; acompanhar a produção gráfica, de áudio ou vídeo dos materiais de divulgação elaborados para a Instituição e demais periódicos e publicações produzidos; executar ações para fortalecer a imagem institucional aprovada na política de comunicação social; gerenciar o Portal do Tribunal de acordo com as normas relativas ao acesso à informação e ao princípio da publicidade; produzir e gerenciar o conteúdo das redes sociais do TCE-ES; zelar pelo correto e adequado emprego de logomarca, símbolos, fontes e logotipos do Tribunal, observado, inclusive, o Manual de Identidade Visual; gerenciar a impressão dos materiais gráficos de divulgação produzido, visando adequá-lo à missão, visão e valores institucionais; e desenvolver e implementar campanhas de divulgação das atividades desenvolvidas pela Corte de Contas.
3 – NAVI: Produzir materiais jornalísticos e publicitários; criar programas, vídeos institucionais e podcasts; dirigir programas e equipes de produção e edição; supervisionar a operacionalização de equipamentos de áudio e vídeo; coordenar programas de TV de responsabilidade do Tribunal e planejar a respectiva grade de programação; produzir documentários jornalísticos e publicitários; e operacionalizar a transmissão ao vivo das sessões do Tribunal.
4 – Núcleo de Cerimonial: Planejar, organizar, coordenar e executar os eventos do Tribunal de Contas; assessorar o Presidente do Tribunal nos eventos externos, visitando o local, com antecedência, para a tomada de providências pertinentes; manter o “mailing list” e o banco de dados constantemente atualizado das autoridades no âmbito Federal, Estadual e Municipal; expedir mensagens de congratulações, cumprimentos ou condolências às autoridades e responder mensagens enviadas ao Presidente; receber, protocolarmente, as autoridades em visita oficial ao Tribunal; e assessorar os membros do TCE-ES em relação a hospedagem e traslados quando participarem de eventos externos.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866