Trocar experiências sobre projetos voltados à construção de um controle externo mais ágil, moderno, eficiente e efetivo. Esse é o objetivo do 2° Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas, iniciado nesta quarta-feira, em Cuiabá-MT. Até sexta-feira (23), dezenas de iniciativas exitosas serão apresentadas no evento, inclusive três práticas desenvolvidas pelo TCE do Espírito Santo (TCE-ES), para servidores e membros dos 33 TCs do país.
Presente na solenidade de abertura, o auditor da Corte capixaba e presidente do Instituto de Obras Públicas, Anderson Rolim, destacou as trocas possibilitadas pelo momento, que podem levar a melhoria das atividades desempenhadas pelos Tribunais.
“Minha expectativa é que no evento sejam apresentadas iniciativas de sucesso realizadas pelos Tribunais e que possam ser multiplicadas pelo Brasil, contribuindo para o aprimoramento do controle externo”, pontuou.
Na mesma linha, afirmou a servidora do TCE-ES Ludmila Potratz.
“A realização do 2º LabTCs demonstra a grandeza do sistema dos tribunais de contas, que consegue reunir num só momento inúmeras ações de melhoria e inovação dos 33 tribunais de contas para compartilhar as suas boas práticas e juntos avaliar os erros e acertos em busca do seu fortalecimento, no intuito de gerar maior impacto para as políticas e serviços prestadas à sociedade”.
Abertura
Após as falas oficiais, o conselheiro aposentado Hélio Saul Mileski fez uma breve linha do tempo sobre os tribunais de Contas, citando como era o trabalho antes dos computadores e agora, já com uso de Inteligência Artificial.
Em seguida, o conselheiro Valter Albano da Silva (TCE-MT) ministrou a palestra magna, com o tema “Mesas Técnicas e Consensualismo”, dividindo sua fala em quatro pontos centrais: o consensualismo por meio das mesas técnicas no TCE-MT; a importância do consensualismo em TC – provendo eficiência e resolução de controvérsias; aplicação prática do consensualismo em TCs; e desafios e recomendações.
A abertura ainda contou com o lançamento do Projeto de elaboração do Planejamento Estratégico da Atricon – Ciclo 2024/2029 e palestra motivacional do jornalista e economista Dony De Nuccio.
Boas práticas do TCE-ES
Nos próximos dias, três projetos do TCE-ES serão apresentados aos participantes do 2º LabTCs. A secretária de controle externo de Fiscalizações, Flavia Holz, apresentará o Painel de Obras Públicas. O sistema, disponível no Painel de Controle, utiliza Inteligência Artificial para a identificação de obras que correm risco de paralisar. A ferramenta é uma poderosa aliada dos gestores para a tomada de decisão e atenção especial sobre as obras em execução.
Já o auditor Rafael Tristão irá compartilhar experiências sobre o sistema de controle de qualidade das fiscalizações e sobre a seleção de ações de controle a partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866